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Minhocário

Estratégias de ensino-aprendizagem

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Com materiais de baixo (ou nenhum) custo, seus alunos poderão
saber mais sobre as minhocas e reciclagem da matéria orgânica

As minhocas são animais detritívoros e que formam túneis e galerias no solo. Graças a esta primeira habilidade, reciclam a matéria orgânica, auxiliando na decomposição, ao mesmo tempo em que enriquecem o solo - uma vez que expelem húmus ao ingeri-la.

A construção de minhocários permitirá com que seus alunos conheçam uma representação do hábitat destes animais, podendo ser útil na horta da escola, caso exista, ou mesmo ser o ponto de partida para que esta seja consolidada.

Trabalhar a questão do lixo orgânico e o trabalho dos detritívoros e decompositores na cadeia alimentar pode, também, estar incluso neste projeto. Introduzir uma campanha de coleta seletiva na escola, na qual o lixo orgânico seja direcionado para este fim pode, também, ser implementado.

Materiais necessários para cada minhocário:

- Garrafa PET de 2 litros ou um vidro de conserva grande e de boca larga
- Terra escura
- Areia
- Esterco
- Pó de giz
- Folhas secas
- Água
- 5 Minhocas
- Um pedaço de tule ou tela de náilon
- Saco de lixo preto, tecido escuro ou cartolina preta

Montagem:

*Caso sejam feitos de garrafa PET, recortar o gargalo, primeiramente.

1- Colocar, no fundo do recipiente, uma camada de aproximadamente 2 cm de terra escura. Em seguida, acrescentar, com a mesma espessura, uma camada dos outros materiais na seguinte ordem: pó de giz, areia e esterco.
2- Repita estas camadas até encher o vidro.
3- Acrescentar folhas mortas.
4- Colocar, cuidadosamente, meio copo de água pelo centro da garrafa - para não desmanchar as camadas;
5- Depositar as minhocas;
6- Fechar o vidro com tela de náilon ou tule;
7- Cobrir ao redor com o material escuro;
8- Deixar o recipiente em local onde não receba luz direta do Sol, como um canto da sala de aula.

Peça para que seus alunos façam um relatório contendo as etapas e desenhem como o minhocário ficou nos primeiros momentos após ficar pronto.

Semanalmente, retirar a proteção escura e solicitar para que seus alunos anotem e desenhem o que ocorreu em cada intervalo de tempo, tomando o cuidado para cobrir novamente o minhocário.

Questões a discutir com os alunos:

- as minhocas “fogem” quando se retira a proteção escura;
- após algum tempo, as camadas estarão misturadas;
- aparecerão certos grânulos escuros (húmus), primeiramente na parte superficial do sistema;
- o húmus pode ser utilizado na horta, jardins, vasos de flores, etc;
- o número de minhocas, ao fim do experimento, estará bem maior.

Por Mariana Araguaia
Equipe Brasil Escola
 

Biologia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

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