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Moedas do Plano Real: química da composição

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Moedas do Plano Real: qual o segredo da composição?
Moedas do Plano Real: qual o segredo da composição?

Qual seria a composição de nosso dinheiro? O que faz as moedas serem tão resistentes? As moedas do Plano Real possuem em sua composição uma variedade de componentes químicos, entre eles estão: Ni, Aço (Fe + C), Bronze (Sn + Cu). Veja agora a composição de cada moeda em particular:

- Moeda de 1 centavo: composta por Aço e revestida com Cobre (Cu). Aço é uma liga de Ferro e carbono.


- Moeda de 5 centavos: Aço revestido com cobre.

- Moeda de 10 centavos: Aço revestido com Bronze (Cu +Sn). Como se vê o Bronze é uma liga dos metais Cobre e Estanho.
 


- Moeda de 25 centavos: Aço revestido com Bronze.
 


- Moeda de 50 centavos: Composta por Cobre e Níquel.


- Moeda de 1 real: a composição desta moeda é única, ela possui um disco interno formado por uma liga de Cobre e Níquel e um disco externo composto por alpaca. Mas o que seria alpaca? Alpaca é uma liga metálica de Cobre, Níquel, Estanho e Prata: Cu + Ni + Sn + Ag.

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Só por estas composições já se explica porque as moedas são mais resistentes do que as cédulas. As notas são feitas com papel especial e as moedas, como se viu, são compostas por metais e ligas metálicas, ou seja, as notas ficam velhas e se rasgam com facilidade e as moedas passam apenas por um escurecimento (oxidação).

Acompanhe algumas dicas de como levar este conteúdo para a sala de aula:

- Primeiramente repasse o conteúdo exposto aqui de forma clara e objetiva. Peça à turma que anote a composição química das moedas no caderno e estude em casa;

- Solicite aos alunos que tragam moedas do Plano Real de todos os valores para participarem de uma aula recreativa: Brincando com dinheiro. Veja abaixo como funciona esta brincadeira:

Brincando com dinheiro

1. Coloque todas as moedas em uma caixa fechada com um buraco em cima;

2. Peça a cada aluno que sorteie uma moeda da caixa e descreva sua composição química;

3. O aluno que tiver mais acertos ganhará como recompensa todo o valor monetário contido na caixa.

Com certeza a aula será um sucesso, o assunto em si já é estimulante: o nosso dinheiro.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola