Topo
pesquisar

Monitoramento dos raios solares na Terra

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

A radiação solar varia ao longo do ano
A radiação solar varia ao longo do ano

O planeta Terra realiza uma série de movimentos, sendo que os mais conhecidos são o de rotação (deslocamento em torno de seu próprio eixo) e de translação (deslocamento em torno do Sol). Esses movimentos são responsáveis por vários fenômenos no nosso planeta, inclusive pelas mudanças de luminosidade que atingem a superfície terrestre.

Ao se deslocar em torno do Sol, são registradas variações na quantidade de raios solares que atinge a Terra. Uma forma muito dinâmica e esclarecedora de tratar esse processo é por meio de uma atividade que visa o monitoramento dos raios solares que incidem sobre um determinando ponto do planeta.

Os materiais necessários para a realização desse trabalho são: cabo de vassoura, fita métrica ou trena e bloco de anotações. Com os objetos em mãos, inicie a atividade fincando o cabo de vassoura em uma área da escola que receba luz ao meio-dia. Em seguida, solicite a formação de grupos de até quatro alunos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No local da realização da atividade, elucide sobre a variação da radiação solar e os movimentos de rotação e translação. Após a explanação, meça com a trena ou fita métrica o comprimento da sombra formada no chão pelo cabo de vassoura. Essa medição deve ser realizada semanalmente e sempre ao meio-dia.

Cada equipe deve anotar os dados nos blocos durante um semestre. Após esse período de monitoramento, analise os resultados obtidos, destacando as mudanças registradas no comprimento da sombra ao longo da atividade. É importante ressaltar as estações do ano em que a pesquisa foi feita, fato que influencia diretamente na quantidade de raios solares que atingem a Terra.

Apesar de ser de longa duração, o monitoramento dos raios solares na Terra é uma atividade que proporciona a participação efetiva dos alunos, além da compreensão desse fenômeno através de anotações e observações dos próprios estudantes, valorizando, assim, o processo de ensino e aprendizagem.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola