PUBLICIDADE
SUGESTÃO DE AULA PRÁTICA RELACIONANDO AS DIFERENÇAS ENTRE MONOCOTILEDÔNEA E DICOTILEDÔNEA
As monocotiledôneas e dicotiledôneas são duas classes de vegetais que pertencem às plantas angiospermas (plantas com sementes contidas no interior dos frutos) e também fanerógamas (plantas com flores), atualmente classificadas como magnoliófitas, reunindo aproximadamente 230 mil espécies.
Monocotiledôneas
Grupo de vegetais cuja principal característica é a manifestação de apenas um cotilédone compondo a semente.
Dicotiledôneas
Grupo de vegetais contendo dois cotilédones envolvidos pela semente.
Cotilédone → Substância de reserva energética transferida ao desenvolvimento do embrião durante a germinação.
Outras diferenças distinguíveis entre os grupos:
CARACTERÍSTICA |
Monocotiledônea |
Dicotiledônea |
Inserção foliar |
Invaginante | Peciolada |
Nervuras foliares |
Paralelas (paralelinérvea) | Reticuladas (peninérvea) |
Caule |
Vasos condutores de seiva irregularmente espalhados pelo caule (difusos) | Vasos condutores de seiva dispostos ordenadamente na periferia do caule ao redor do cilindro central |
Raízes |
Fasciculada ou cabeleira (não possui raiz com eixo principal) |
Axial ou pivotante (possui raiz com eixo principal) |
Flores |
Trímeras (formadas por 3 pétalas ou seus múltiplos) |
Tetrâmeras ou pentâmeras (formadas por 4 ou 5 pétalas, ou seus múltiplos) |
Frutos Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) |
Subdivididos em 3 carpelos (lojas / repartições) | Subdivididos em 2 ou 5 carpelos |
Exemplos |
Milho, bambu, cana-de-açúcar, alho, arroz, palmeiras, grama, cebola, etc. | Feijão, amendoim, café, girassol, laranja, mamão, abacate, seringueira, etc. |
SUGESTÃO PRÁTICA
Procedimento: o professor deverá reunir exemplares botânicos conforme as características mencionadas acima, expondo o conteúdo teórico juntamente ao material biológico referente. Esse tipo de dinâmica, permitindo aproximação do aluno com o objeto mencionado, contribui com a fixação do aprendizado.
Dependendo da disponibilidade do professor, programação da escola e autorização dos pais (caso o aluno seja menor de idade) é possível organizar um momento extra-sala, possibilitando aos alunos passeio educativo.
Nessa ocasião, o professor em visita anterior a um bosque (próximo a escola), deverá observar a vegetação in loco, montando uma trajetória (trilha) conveniente ao assunto explicado, ou seja, durante a escolha do percurso, alguns vegetais identificados deverão servir de exemplo para análise dos aspectos que diferenciam as monocotilédones das dicotiledôneas.
Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola