Topo
pesquisar

Montando um modelo do sistema respiratório

Estratégias de ensino-aprendizagem

Ao criar um modelo do sistema respiratório, os alunos podem trabalhar a criatividade e ampliar, de maneira divertida, os conhecimentos sobre esse tema.
PUBLICIDADE

Para tornar as aulas mais atraentes para os alunos, devemos constantemente mudar nossa metodologia, fugindo do tradicional quadro e giz. A criação de modelos é importante nesse aspecto, uma vez que estimula a criatividade e auxilia na fixação de processos e conceitos. A seguir, ensinaremos a fazer um modelo do sistema respiratório com seus alunos, garantindo, assim, uma aula mais interativa e, consequentemente, melhorando o processo de ensino e aprendizagem.

Criação do modelo de sistema respiratório

O sistema respiratório é responsável pela captação de oxigênio e pela eliminação de gás carbônico. Ele é formado pelas cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. Os pulmões são formados por uma grande quantidade de bronquíolos e alvéolos, nos quais ocorrem as trocas gasosas que possibilitam a captação do oxigênio presente no ar e a eliminação do gás carbônico resultante do metabolismo. Dada a sua importância, conhecer a estrutura desse sistema é fundamental, por isso, modelos podem ajudar nesse processo.

Existem diversos modelos de sistema respiratório, e o mais conhecido é aquele feito com garrafa PET e balão (Conheça aqui essa metodologia). Esse modelo constitui uma ótima forma de explicar os processos de inspiração e expiração, demonstrando o seu funcionamento. Nossa dica, no entanto, é montar um modelo que utiliza uma placa de isopor e concentra-se na estrutura do sistema. Para tornar a aula mais completa, é possível usar as duas metodologias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para a confecção do modelo, são necessários:

  • Uma placa de isopor grossa;

  • Canetinha;

  • Tinta;

  • Estilete;

  • Desenho simplificado do sistema respiratório ampliado.

Utilize o desenho do sistema respiratório ampliado para passar os traços para a placa de isopor. Nesse momento, você deve literalmente copiar o contorno do desenho no isopor. Após isso, corte o contorno utilizando um estilete.

Com o molde do sistema respiratório no isopor, basta pintá-lo com as cores de sua preferência. Espere a tinta secar e, em seguida, faça os detalhes, como o desenho dos brônquios e bronquíolos nos pulmões e das cartilagens na traqueia, utilizando canetinha colorida.

O modelo é simples e fácil de fazer, entretanto, é necessária a dedicação para que os cortes saiam perfeitos e os detalhes bem desenhados. É interessante colocar também etiquetas indicando as partes ilustradas na maquete.

Boa aula!


Por Ma. Vanessa dos Santos

O pulmão é uma estrutura do sistema respiratório
O pulmão é uma estrutura do sistema respiratório
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola