Topo
pesquisar

Movimentos da Terra, como trabalhar em sala?

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Simulação do movimento de rotação usando um globo e uma lâmpada.

Existem diversas maneiras de ministrar uma aula abordando o tema “Movimentos da Terra”. A primeira coisa a fazer é falar que a Terra realiza movimentos e que não é estática, sendo assim, os principais movimentos são de rotação e de translação.
Segundo passo: escreva o título no quadro, inicie a aula fazendo perguntas e questionamentos sobre a sucessão dos dias e das noites, dos anos e das estações do ano, entre outras relacionadas. A interação pode motivar e aguçar o interesse dos alunos acerca do tema.
Explique aos alunos que o movimento de rotação é responsável pelos dias e noites e que consiste no giro que a Terra realiza em torno de si mesma, e precisa de 24 horas para ser concluído. E que o de translação é incumbido da sucessão dos anos e das estações. Nesse caso a Terra gira em torno do Sol de forma elíptica, variando a distância entre os corpos, para a realização total desse movimento são necessários 365 dias e 6 horas.

Essa explicação é clássica, mas quase sempre fica a dúvida na mente dos alunos de como é a execução dos movimentos. Para tornar concreta essa explicação pode-se desenvolver um experimento simples, mas que produz bons resultados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para demonstrar o movimento de rotação é preciso ter em mãos um palito usado em algodão doce ou espetinho, uma bola de isopor e uma lanterna.
Execução do experimento: introduza o palito na bola até atravessá-la totalmente, de maneira que as partes fiquem iguais. Caso seja possível, desligue a luz da sala e feche as cortinas para que o ambiente fique escuro. Segure o palito, ligue a lanterna, projete a luz na bola e gire, mostrando onde é dia e onde é noite, com isso os alunos terão condições de compreender melhor o processo.

Para demonstrar o movimento de translação é preciso de mais uma bola de isopor para simular o Sol. A partir daí coloque uma bola em cada extremidade do palito e gire uma em volta da outra, lembrando que o movimento não ocorre de forma retilínea, a órbita ocorre de forma elíptica dando origem aos fenômenos afélio (quando a Terra está mais distante do Sol) e periélio (quando a Terra está mais próxima do Sol).

Essa é uma das inúmeras alternativas de ministrar esse conteúdo, lembrando que não é uma regra, e sim uma sugestão.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégia de Ensino - Educador

Estratégias de ensino-aprendizagem Animação sobre os movimentos da Terra
Os movimentos da Terra com os solstícios e equinócios podem ser trabalhados através de vídeos
Estratégias de ensino-aprendizagem Solstícios e equinócios em sala de aula
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola