PUBLICIDADE
Um tema que está sendo bastante abordado na televisão, revistas, jornais, livros, entre outros meios de comunicação, são as mudanças climáticas. Ao se trabalhar esse conteúdo em sala de aula, deve haver um bom planejamento de aula e a utilização de recursos didáticos variados, proporcionando uma aula dinâmica, que possa despertar a atenção dos alunos para o tema e, principalmente, que os estudantes reflitam sobre a importância do assunto e que haja uma mudança comportamental em busca da preservação do meio ambiente.
Primeiramente deve ser realizada uma explicação de forma que os alunos entendam que o clima da Terra está em constante modificação, pois é um processo natural e dinâmico. No entanto, as atividades humanas estão influenciando no clima, intensificando esse processo.
Trabalhar o conceito de clima é de extrema importância, diferenciando esse conceito do de temperatura. O clima é a sucessão habitual de tipos de tempo em um determinado local, ou seja, refere-se às características gerais observadas em um lugar, num determinado período de tempo, que em geral pode ser um ano. As alterações climáticas são caracterizadas quando ocorrem situações diferentes das habituais na região, só será possível afirmar que o clima está mudando se as diferenças repetirem por vários anos, ininterruptamente.
Temperatura é a combinação dos elementos do clima sobre um determinado lugar, num dado momento.
Questione os alunos sobre as mudanças climáticas que eles percebem, apontando características das modificações. Proponha uma atividade para ser realizada com pessoas mais velhas, solicitando que essas pessoas descrevam as características climáticas de anos anteriores e a partir de quando começaram a notar as alterações significativas do clima na região.
Junte todas as respostas e realize um debate sobre os dados obtidos pelos alunos, fazendo uma comparação entre as respostas. Se possível, promova o debate em uma área externa da sala de aula, proporcionando aos alunos um ambiente mais agradável, de forma que a atividade seja mais dinâmica e em contato com a natureza.
Selecione algumas notícias de jornais e revistas sobre o aquecimento global para serem utilizadas durante a aula. Destaque as principais causas do aquecimento global e principalmente as suas consequências, de forma que desperte a consciência dos alunos e que eles assumam a sua parcela de responsabilidade ecológica, esclareça que eles também fazem parte desse processo e que a contribuição deles é de fundamental importância para minimizar as mudanças climáticas.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola