Whatsapp

Música

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Música – recurso pedagógico para interação em sala de aula

Ao trabalhar a música em sala de aula o professor, além de promover a interação do aluno, cumpre um princípio estabelecido pelos PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais).

De acordo com os PCN, a música “é a linguagem que traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. (...) A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo à linguagem musical.” (...)

A música desperta a sensibilidade, aproxima os alunos e faz com que a aula fique mais prazerosa. É importante que o educador procure melodias que a turma irá se identificar para que os estudantes não fiquem apáticos.

Contudo, expor uma música em sala sem uma didática pré-estabelecida, sem fundamento pedagógico não é interessante. A aula ficará vaga e não vai haver um retorno de aprendizagem mais avançado, que vai além da percepção e da imaginação.

A música é um recurso pedagógico complementar ao que é ensinado e não o único meio de aprendizagem. Para que a musicalidade seja inserida no plano de aula do professor, deve haver uma interação entre conteúdo programático e universo musical.

Primeiramente, é necessário que o professor veja o objetivo pedagógico ao inserir a música em sala de aula: é para promover a aprendizagem em algum aspecto físico, motor ou psicológico do aluno em relação à sua formação escolar?

Não há dúvidas de que o fenômeno musical deve ser presente em sala de aula. Vejamos o porquê: a música reflete o exterior do aluno, é a junção entre sua interpretação individual a respeito de algo universal. Através da música, o estudante reflete, exterioriza o que sente e facilita a sua própria aprendizagem.

Se o educador propuser uma discussão sobre a música, verá o quanto seus alunos se sentirão melhor ao expor o que pensaram e sentiram, e mesmo aquele colega tímido, poderá se sentir mais a vontade em sala ao saber que o problema dele é o mesmo que seu colega também passa.

A música é uma oportunidade de resgatar a harmonia dentro das salas nas relações aluno-aluno e professor-aluno, já que promove a completa interação e identificação humana através da exteriorização dos pensamentos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola