Topo
pesquisar

Não esqueça da Eletronegatividade

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Até para falar a palavra “Eletronegatividade” já é difícil, imagine saber quais elementos são mais reativos! Esta é uma dificuldade comum aos alunos que estão aprendendo sobre a capacidade que determinados átomos possuem de atrair elétrons.

Vamos começar definindo Eletronegatividade: força de atração exercida sobre os elétrons de uma ligação. Ela é considerada como uma propriedade periódica, ou seja, à medida que o número atômico aumenta, assume valor crescente ou decrescente em cada período da tabela de elementos.

Para entender melhor a Eletronegatividade, é importante saber que os átomos exercem uma força de atração sobre os elétrons de uma ligação, e esta força se relaciona com o raio atômico: quanto menor o tamanho do átomo, maior será a força de atração.

Sendo assim, se você quer saber se um átomo é pouco ou muito eletronegativo, é só observar sua posição na Tabela Periódica, a Eletronegatividade cresce de baixo para cima e da esquerda para a direita.

Agora se você achar difícil a localização, temos aqui um “macete” que pode ajudá-lo a memorizar a Eletronegatividade de alguns elementos químicos:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fui Ontem No Clube, Briguei I SCorrendo Para o Hospital”

Observe a frase acima, as letras em destaque correspondem respectivamente aos seguintes elementos: Flúor, Oxigênio, Nitrogênio, Cloro, Bromo, Iodo, Enxofre, Carbono, Fósforo e Hidrogênio.


*A Eletronegatividade aumenta no sentido da seta.

Como exposto acima, o Flúor é o elemento mais eletronegativo.  Esse memorando pode ser usado durante a aplicação do conteúdo em sala de aula, com certeza a aula vai ficar mais produtiva, já que uma das principais dificuldades dos alunos é a memorização dos elementos químicos.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais! Classificação dos elementos

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola