Whatsapp

Narração – inventando histórias

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


É possível ensinar narração através da fala!

Esta atividade é bem simples, mas trabalha diversos pontos: criatividade, a narração, os elementos da narrativa, o contexto, a coerência, os elementos de coesão, a limitação ao grupo semântico, etc.

O professor deve organizar os alunos em um círculo, de modo que todos possam se ver. Além disso, explicará a turma que cada aluno deve falar alto (não gritar), de forma que todos ouçam o que ele diz.

A proposta é que o educador dê o começo e o final de uma história. Claro, estes devem estabelecer uma relação de coerência um com o outro. Então, o professor começa a história, cada aluno deve citar algum acontecimento envolvendo as personagens que irão surgir no início. No entanto, esta narrativa deve seguir uma sequência lógica, de maneira que tenha o final previamente estabelecido.

O educador pode dividir o quadro escrevendo “começo” de um lado e “fim” de outro, a fim de que os alunos não se esqueçam. Então, colocará a oração inicial abaixo de “começo” e a final abaixo de “fim”. Veja alguns exemplos:

Começo Fim
Era um dia ensolarado e Ana estava na praia com seus pais. Mas apesar de tudo, tornaram-se grandes amigos
Era uma vez em uma floresta... E então, decidiram nunca mais mentir para ninguém!
Naquele dia, João havia acordado mais cedo, pois... Meses depois foi encontrado em uma ilha deserta.

O professor deve lembrar os alunos de que devem narrar a história tendo em vista o seu final. Portanto, não devem deixar só para os últimos alunos inventarem qualquer coisa e concluírem a história.

Os meninos podem mudar de lugar a cada nova história. Após ou durante a prática, o educador pode trabalhar com seus alunos os elementos da narrativa: tempo, espaço, ações, personagens, diálogos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

Termine minha história 
Atividade de interpretação e escrita que trabalha o gênero narrativo.

 Português - Estratégias de ensinoEducador - Brasil Escola

Artigos Relacionados
Gêneros e tipos de texto: Saiba como o memorial descritivo informal em sala de aula poderá contemplar esses importantes elementos textuais.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola