PUBLICIDADE
O professor de Matemática do 9º ano do ensino fundamental deve apresentar aos seus alunos as noções básicas de uma função, pois no ensino médio o aluno concluirá os estudos relacionados às funções. Então, devemos prepará-lo para os estudos mais complexos envolvendo tal conteúdo.
Antes de ser apresentada em linguagem matemática, a ideia de função precisa ser trabalhada de forma intuitiva através de uma relação entre dois conjuntos. Um exemplo prático é a relação existente em um posto de gasolina entre a quantidade de litros de gasolina e o preço a pagar:
Enfatize que existe uma relação lógica entre os dois conjuntos, o valor a ser pago depende da quantidade de litros de gasolina. Podemos perceber que o valor do litro da gasolina é R$2,50. Dizemos que o preço a pagar é dado em função da quantidade de litros. A linguagem matemática utilizada para expressar esse tipo de situação pode ser dada da seguinte maneira:
Cada valor x de A corresponde a um único valor f(x) em B, dado pela função f.
Demonstre a linguagem existente nas funções através de gráficos envolvendo os diagramas de flecha: domínio, contradomínio e imagem.
Ressalte que A é o domínio, B é o contradomínio e C a imagem do conjunto A.
Elemento y de B, associado ao elemento x de A, é denominado imagem de x.
É importante dizer que para ser uma função, todos os elementos do domínio precisam estar associados a um único elemento do contradomínio, formando a imagem. Observe:
Dica de aula:
Para que a aula se torne dinâmica e interessante, utilize o recurso do data-show, monte uma apresentação em power point. O Recurso visual proporcionará ao aluno melhor entendimento sobre o conteúdo.
Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola