PUBLICIDADE
Cena do Filme, Elizabeth I
O absolutismo na Inglaterra foi um regime político caracterizado pela centralização de poder nas mãos do Rei. O Rei era o administrador supremo, chefe do exército, representante de Deus em seu domínio, ele tinha poderes de legislador, juiz e executor. Na maioria das monarquias da Europa ocidental, esse processo político se acentuou e centralizou o poder na figura da realeza ao longo dos séculos XVI e XVII.
Ao trabalhar o conteúdo de História sobre o Absolutismo na Inglaterra é importante que o aluno perceba o processo de transição do sistema feudal para o sistema capitalista emergente nos Estados Nacionais Modernos, estabelecendo relações entre o sistema capitalista, o poder absolutista inglês e suas relações com o parlamento. Assistir ao Filme Elizabeth I é um excelente recurso didático. O filme oferecerá ao professor a possibilidade de dimensionar esse importante processo histórico juntamente com seu aluno e ainda ajudará na interpretação entre as relações do regime absolutista conduzido pela rainha Elizabeth I e o expansionismo comercial da Inglaterra.
A atividade didática através de filmes e documentários é importante no cotidiano escolar e por isso vale aprofundar sua prática e refletir sobre seus conteúdos e formas. Por isso é preciso deixar claro para o aluno que:
→ A linguagem do filme está vinculada ao pensamento e mentalidade dos homens do século XX e XXI, já que a técnica cinematográfica só foi aperfeiçoada nesse período.
→ O filme traz em si uma construção que deve ser trabalhada, pensada questionada, selecionada e criticada.
→ Como ocorre em qualquer obra escrita, a linguagem visual do cinema discute, revisa, reforça, amplia, polemiza ou nega certas interpretações acerca de fatos do passado e do momento presente.
→ O excesso e o mau uso da atividade com filmes podem torná-los prejudiciais à compreensão da história, principalmente quando o filme assume o papel do professor em sala de aula.
♦ É indispensável para a disciplina de História a produção de um texto quando usamos o filme como recurso didático.
O professor deve:
→ Organizar-se através da elaboração de um roteiro prévio para que a projeção do filme seja aproveitada da melhor forma.
→ Informar ao aluno sobre os aspectos gerais da produção do filme, sempre que for possível.
→ Retomar, sempre, o tema central do filme: O absolutismo na Inglaterra.
→ Se for necessário, trabalhar somente com os fragmentos mais importantes da obra.
→ Fazer uma breve síntese, destacando os aspectos importantes do filme e, por último, pedir aos alunos que redijam uma análise crítica sobre os aspectos estéticos, históricos e didáticos do filme trabalhado em sala.
→ Marcar uma data para a entrega do material ou, se achar melhor, marque um dia para que os alunos façam a análise durante a aula.
Por Lilian Aguiar
Graduada em História
Equipe Brasil Escola