PUBLICIDADE
O computador é usado por professores de matemática como recurso didático (eletrônico) e é mais aceito por eles quando comparado à calculadora, mas será que todos professores sabem como aplicá-lo na educação matemática?
Existem vários programas e sites relacionados ao ensino da matemática, alguns são considerados apenas livros eletrônicos que devem ser pouco usados, pois não atingem os objetivos educacionais necessários, mas existem outros que podem ser mais eficazes, como:
• Math Ace produzido por Magic Quest Ltda., voltado para crianças de 8 a 12 anos que trabalha com jogos relacionados a diversos conteúdos.
• Cabri produzido pelo Centro Nacional de Recherche Scientifique (CNRS) na França e na Universidade Joseph Fourier em Grenoble, voltado para crianças entre 10 a 14, que trabalha a construção geométrica clássica e exercita o raciocínio lógico.
Para que o uso do computador seja funcional é preciso que o professor tenha conhecimento sobre informática, internet e, antes de propor aos alunos qualquer atividade no computador, é preciso conhecê-las e praticá-las, pois é necessário que passe segurança ao aluno para que ele perceba os objetivos sendo atingidos e acredite que esse tipo de atividade não é mera brincadeira e que por traz do jogo ou do desenho construído no computador existe um propósito no seu desenvolvimento matemático.
Portanto, é preciso conhecer e planejar o que será trabalhado, para que o uso do computador seja um facilitador (acréscimo) do aprendizado e não apenas um momento “fora” da sala de aula.
Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola