Topo
pesquisar

O destino do lixo

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

O lixo é atualmente um dos maiores problemas ambientais em escala global, pois o crescimento da população mundial gerou um aumento na quantidade de resíduos sólidos e líquidos, tornando-se uma ameaça ambiental e social, tendo em vista que o lixo provoca a poluição e a contaminação do solo e da água, promove a liberação de gases do efeito estufa e desencadeia a proliferação de insetos transmissores de doenças. Portanto, esse é um fenômeno vivenciado por todos, sendo de fundamental importância a sua abordagem em sala de aula.

Inicie a aula perguntando o que é lixo. Em seguida, questione os estudantes sobre o destino final dos resíduos gerados pelo mesmo. Nesse momento é importante promover a conscientização ambiental dos alunos, ressaltando a necessidade da realização da política dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).

Apresente dados sobre a geração de lixo no Brasil – são produzidos diariamente 230 mil toneladas de lixo no território nacional. Posteriormente, indique a porcentagem desse lixo que tem como destino final, os aterros sanitários, os quais garantem maior controle da poluição ambiental.
Conforme a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 73% do lixo tem tal destino. Entretanto, 27% do lixo produzido no Brasil tem como destino, os lixões, terrenos baldios, matas ou beira de rios, ou seja, locais totalmente inadequados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Promova um debate com os alunos sobre os possíveis problemas gerados pela destinação inadequada do lixo. Em seguida, cite as consequências desse processo: durante a decomposição do lixo orgânico (restos de alimentos) ocorre a produção de gases e um líquido chamado chorume, ambos muito poluentes; poluição das águas superficiais e subterrâneas, poluição do solo e do ar; geração de doenças, como a diarreia e amebíase; proliferação de mosquitos; etc.

Para promover a análise crítica sobre o conteúdo trabalhado, solicite a produção textual abordando o debate realizado e a figura abaixo.


Pessoas recolhendo materiais no lixão

O trabalho deve conter possíveis atitudes visando à redução da produção de lixo, enfatizando aspectos ambientais e sociais em decorrência desta atitude, além de sugerir que os estudantes localizem o lixão da cidade onde residem, de forma a enfatizar o processo de segregação residencial, que, na maioria dos centros urbanos, estão próximos a bairros pobres e com pouca infraestrutura.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola