PUBLICIDADE
O ensino do inglês nos anos iniciais é baseado em se ensinar a pronúncia de novas palavras. Não há como forçar a criança a aprender a escrever e a dizer frases complexas ou longas. Esse não é o intuito dessa fase, a qual compreende o maternal, nível I e nível II e primeiro ano do ensino fundamental (alfabetização).
Portanto, uma maneira simples e rápida de fazer com que os pequenos fixem novas palavras na memória é utilizar a música, a qual é um instrumento de ensino fundamental neste período, desde que usada com objetivos pedagógicos.
O uso da língua materna também é importante, mesmo que alguns educadores vão contra essa ideia. No entanto, em uma escola regular de ensino, ou seja, que não é de idiomas ou bilíngue, a comunicação é feita na primeira língua. A língua estrangeira é citada quando o professor pronuncia o(s) vocábulo(s) que está (estão) sendo estudado(s): Os “boys” e as “girls” devem ficar desse lado da sala! Ou quando os alunos já sabem outros termos, além dos que estão sendo estudados: Os “boys” e as “girls” devem ficar desse lado da classroom! Ou ainda: Boys and girls, please, stay on this side of the classroom! Tudo vai depender do que a turma já aprendeu, do que já está internalizado, de modo geral.
Às vezes, uma aula ao ar livre é boa para que os alunos se sintam à vontade e não presos à sala de aula, o que pode criar um sentimento ruim de obrigação ao estudar e não de prazer, além de ser uma forma de motivação.
O objetivo é fazer com que a criança se acostume aos poucos com as novas palavras, com uma nova língua. Por isso, é importante criar um ambiente tranquilo, sem intimidações e cobranças. Afinal, estamos lidando com crianças que ainda estão em fase de formação e de adaptação social.
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras - Português e Inglês
Equipe Brasil Escola