Topo
pesquisar

O Estudo da maior floresta tropical do mundo

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

A floresta Amazônica consiste na maior floresta tropical do mundo. Ela ocupa 42% do território brasileiro, está presente nos estados do Acre, do Amazonas, do Pará, de Rondônia, de Roraima, do Amapá, de Mato Grosso, do Tocantins e do Maranhão. Outros países sul-americanos também são privilegiados com a floresta Amazônica: Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, além do território da Guiana Francesa.

Ao trabalhar a floresta Amazônica em sala de aula, é de fundamental importância utilizar o mapa político do Brasil e da América do Sul, realizando a localização da floresta nos estados brasileiros e em outros territórios. Em seguida, aborde os aspectos físicos da Amazônia – clima, vegetação, biodiversidade; nesse momento, questione os alunos sobre o conceito de biodiversidade. Esclareça que a Amazônia possui a maior diversidade biológica do planeta, porém, sua biodiversidade não é a maior por área, por hectare, e sim a maior se levar em consideração a área total.

Após discutir sobre a floresta, informe os alunos sobre os prejuízos causados pela ação do homem na Amazônia, principalmente pelo desmatamento e pelas constantes queimadas. Apresente fotos de revistas, jornais, livros, etc. que detalham a devastação na floresta Amazônica, e realize um debate sobre os principais fatores responsáveis por esse processo.



A destruição da maior floresta tropical do mundo

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Realize alguns questionamentos: Quais os principais fatores responsáveis pelo processo de desmatamento na floresta? Qual estado brasileiro mais desmata a Amazônia? A expansão das atividades agropecuárias na floresta Amazônica é benéfica para o Brasil? Quais as possíveis soluções para reduzir o desmatamento na floresta? Qual o ponto de vista em relação à intenção de alguns países em internacionalizar a floresta Amazônica?

Apresente aos alunos dados especificando a extensão territorial desmatada em cada estado do Brasil. Os estados do Pará, Maranhão e Rondônia são os mais desmatados. Outro dado importante se refere à redução do desmatamento no último ano. Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Brasil apresentou a menor taxa de desmatamento anual na floresta Amazônica em 21 anos, foram retirados 7.008 quilômetros quadrados da mata original, apresentando uma redução de 46% em comparação com os mesmos 12 meses do período anterior.

Após o debate, divida a turma em grupos (até 4 pessoas) e proponha a realização de um trabalho sobre a Amazônia, destacando sua localização no mapa do Brasil e da América do Sul, vegetação, biodiversidade, desmatamento, localização das principais Unidades de Conservação, atividades econômicas desenvolvidas, o processo de internacionalização da Amazônia e a importância de se preservar essa região.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

O desmatamento é um problema que vem atingindo, principalmente, a Amazônia
Estratégias de ensino-aprendizagem Observatório Mundial do Desmatamento
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola