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O estudo da região Centro-Oeste

Estratégias de ensino-aprendizagem

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Região Centro-Oeste

Conforme a Constituição de 1988, o território brasileiro é composto por 27 unidades políticas, sendo 26 Estados e um Distrito Federal. A divisão regional do país foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que estabeleceu a formação de cinco macrorregiões (Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste).

A região Centro-Oeste é formada pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e pelo Distrito Federal. Sua área é de 1.604.850 Km2, ocupando aproximadamente 18,8% do Brasil, tendo a segunda maior extensão territorial entre as regiões brasileiras, tornando-se inferior apenas à região Norte. Somados os três estados e o Distrito Federal, o Centro-Oeste brasileiro é composto por 466 municípios e apresenta população de 14.058.094 habitantes, conforme dados divulgados em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ao abordar sobre a região Centro-Oeste em sala de aula, utilize o mapa político do Brasil destacando os estados integrantes desse complexo regional. Logo em seguida, verifique o nível de conhecimento dos alunos referente a esta região, e, baseando-se nas informações dadas pelos estudantes, direcione sua aula.

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É importante ressaltar aspectos como vegetação, clima, economia, política, turismo, população e cultura. Realize aulas com a utilização de revistas, jornais e outros recursos didáticos que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem. Destaque a importância da construção de Brasília (capital federal) para o desenvolvimento do Centro-Oeste, além de outras políticas públicas realizadas para a ocupação e desenvolvimento econômico da porção oeste do território brasileiro (marcha para o oeste).

Solicite aos alunos a realização de um trabalho sobre o Centro-Oeste em grupo (até 4 pessoas) abordando as características climáticas, a cobertura vegetal, atividades econômicas desenvolvidas, principais pontos turísticos, processo de ocupação territorial, fluxos migratórios, concentração populacional, manifestações culturais e as principais cidades.

Após a realização do trabalho, promova um debate na sala de aula sobre a região pesquisada, abordando suas peculiaridades e importância no contexto nacional.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

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