Topo
pesquisar

O estudo da região Nordeste

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Os estados que compõem o Nordeste do Brasil

Os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe compõem a Região Nordeste do Brasil. Essa Região possui a maior quantidade de estados (nove), sua extensão territorial é de 1.554.257,0 Km2. Abriga uma população de 53.081.950 habitantes, sendo a segunda mais populosa do país, mostrando-se inferior apenas ao Sudeste.

É uma Região composta por belas paisagens naturais e com uma grande diversidade cultural, no entanto, o Nordeste é visto por uma parte da população, como uma região problemática, na qual prevalece a fome, miséria, seca, e uma população que não assume nenhuma posição no intuito de mudar esse quadro.

Portanto, ao trabalhar o Nordeste em sala de aula é de fundamental importância romper com esses paradigmas nutridos pelo senso comum. Para isso, inicie o conteúdo com os alunos abordando as sub-regiões nordestinas (Zona da Mata, Sertão, Meio-Norte, Agreste), solicite a leitura do texto: As sub-regiões do Nordeste – Brasil Escola, proporcionado a compreensão dos aspectos físicos dessa região. Apresente também o mapa político do Brasil e localize os estados que integram o Nordeste, mostrando também o mapa das sub-regiões nordestinas.


As sub-regiões do Nordeste

Através da análise das sub-regiões do Nordeste será possível entender a distribuição populacional, as atividades econômicas desenvolvidas, os problemas socioeconômicos, entre outros fatores.

Planeje aulas que contenham aspectos como vegetação, clima, relevo, hidrografia, atividades econômicas, turismo, população e manifestações culturais. O fato de abordar elementos que não priorizem os problemas socioeconômicos do Nordeste não quer dizer que eles não devem ser mencionados, muito pelo contrário, os alunos precisam saber sobre os aspectos negativos. Entretanto, essa abordagem deve ser isenta de qualquer traço que caracterize discriminação.

Após a realização das aulas, proponha a elaboração de um trabalho em grupo (até 4 pessoas) sobre a Região Nordeste abordando suas principais características físicas e humanas. O trabalho deve constar-se de fotos extraídas de revistas, destacando os aspectos de maior relevância mediante constatação feita pelos alunos. Para o auxílio das pesquisas em relação ao conteúdo, solicite a análise dos textos da Região Nordeste – Brasil Escola.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Posteriormente, realize um debate em sala de aula sobre as peculiaridades dessa macrorregião, abordando os aspectos pesquisados, destacando que o Nordeste não deve ser caracterizado pela pobreza e a seca. Para isso, utilize a música Conheço Meu Lugar, do cantor e compositor Belchior:

“O que é que pode fazer o homem comum
neste presente instante senão sangrar?
Tentar inaugurar
a vida comovida,
inteiramente livre e triunfante?
O que é que eu posso fazer
com a minha juventude
quando a máxima saúde hoje
é pretender usar a voz?
O que é que eu posso fazer
um simples cantador das coisas do porão?
Deus fez os cães da rua pra morder vocês
que sob a luz da lua,
os tratam como gente - é claro! - a pontapés.
Era uma vez um homem e seu tempo...
(Botas de sangue nas roupas de Lorca).
Olho de frente a cara do presente e sei
que vou ouvir a mesma história porca.
Não há motivo para festa: ora esta!
Eu não sei rir à toa!
Fique você com a mente positiva que eu
quero a voz ativa (ela é que é uma boa!)
pois sou uma pessoa.
Esta é minha canoa: eu nela embarco.
Eu sou pessoa!
(A palavra "pessoa" hoje não soa bem -
pouco me importa!)
Não! Você não me impediu de ser feliz!
Nunca jamais bateu a porta em meu nariz!
Ninguém é gente!
Nordeste é uma ficção! Nordeste nunca houve!
Não! Eu não sou do lugar dos esquecidos!
Não sou da nação dos condenados!
Não sou do sertão dos ofendidos!
Você sabe bem:
Conheço o meu lugar!”


Após ouvirem a canção, peça aos alunos que interpretem a letra e façam comparações com os trabalhos realizados.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Uma imagem comum no semiárido nordestino, a falta de água *
Estratégias de ensino-aprendizagem Aula debate: a seca do Nordeste
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola