Topo
pesquisar

O estudo da região Norte

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Estados e capitais que compõem a região Norte

A divisão regional do país foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que estabeleceu a formação de cinco Regiões (Sul, Sudeste, Norte, Nordeste e Centro-Oeste).

A Região Norte do território brasileiro é formada pelos seguintes Estados: Tocantins, Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre, e Rondônia. Sua extensão territorial é de 3.853.397,2 Km2, caracterizando-se como a maior região do Brasil, o que corresponde a aproximadamente 42% do território nacional. Conforme dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população nortista é de 15.864.454 habitantes.

Ao trabalhar as características dessa Região em sala de aula, é importante a utilização do mapa político do Brasil, destacando os estados integrantes desse complexo regional. Pergunte aos alunos o que eles conhecem sobre o mesmo e, fundamentado nas respostas dadas pelos estudantes, direcione sua aula.

Inicialmente, faz-se necessário a localização da Região Norte no mapa do Brasil, destacando sua grande extensão territorial. É importante ressaltar aspectos como vegetação, clima (ler texto do Brasil Escola – A vegetação e o clima da região Norte), hidrografia, relevo (pesquisar o texto do Brasil Escola – A hidrografia e o relevo da região Norte) economia, política, turismo, população (textos da Região Norte) e cultura (analisar o texto – Aspectos Culturais da região Norte). Associada a esta metodologia, realize aulas com a utilização de revistas, jornais e outros recursos didáticos que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dê ênfase sobre a importância da preservação da Amazônia, abordando o processo de ocupação e as consequências da realização das atividades econômicas nessa área. Explore ao máximo as potencialidades da Amazônia, sua biodiversidade (texto – A biodiversidade da Região Norte), biopirataria (ler texto – A Biopirataria no Brasil), bacia hidrográfica, exploração madeireira, conflitos pela posse da terra, processo de povoamento, etc.

Solicite aos alunos a realização de um trabalho em grupo (até 4 pessoas) com o auxílio de revistas e jornais sobre a Região Norte, abordando as características climáticas, a cobertura vegetal, atividades econômicas desenvolvidas, a biodiversidade da Amazônia, preservação da floresta Amazônica, principais pontos turísticos, processo de ocupação territorial, fluxos migratórios, concentração populacional, manifestações culturais e as principais cidades do Norte. Os estudantes deverão montar um painel contendo aspectos que eles acharem interessante sobre a referida região brasileira.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola