Topo
pesquisar

O estudo da região Sul

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


A região Sul do Brasil

A divisão do Brasil em regiões é de responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e tem o objetivo de reunir estados com traços físicos, humanos, econômicos e sociais semelhantes, facilitando a elaboração e execução de políticas públicas destinadas aos estados com necessidades comuns.

A Região Sul do Brasil é composta por três estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, sendo que as capitais, respectivamente, são: Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. Essa Região compreende uma área de 576.409,6 quilômetros quadrados, correspondendo a 6,76% do território nacional, considerada como a menor região brasileira em extensão territorial. Conforme contagem populacional realizada em 2010 pelo IBGE, sua população totaliza 27.386.891 habitantes, a densidade demográfica é de aproximadamente 47,5 hab/km².

Ao trabalhar tal Região em sala de aula, utilize o mapa político do Brasil destacando os estados e as capitais integrantes desse complexo regional. Verifique o conhecimento prévio dos alunos sobre essa região, e, baseado nas respostas dadas pelos mesmos, direcione sua aula.

Aborde os aspectos socioeconômicos do Sul, os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, visto que estes são reconhecidos pela qualidade de vida e têm, respectivamente, o segundo, quinto e sexto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os estados do Brasil. A Região apresenta os melhores indicadores de mortalidade infantil, educação e saúde do país e possui a segunda melhor renda per capita, inferior apenas ao Sudeste.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ressalte a importância dos imigrantes europeus para o desenvolvimento da economia, diversidade étnica e cultural dos três estados do Sul.
Também é de extrema relevância abordar os aspectos físicos (vegetação, clima, relevo e hidrografia) e econômicos (principais atividades econômicas desenvolvidas, Produto Interno Bruto, turismo, importações e exportações). Solicite aos estudantes a leitura e análise dos textos da Região Sul – Brasil Escola, além da elaboração de um painel contendo matérias de revistas e jornais que estejam destacando a região estudada.

Proponha aos alunos a realização de um trabalho sobre a Região Sul em grupo (até 4 pessoas) abordando as características físicas, sociais e econômicas.
Após a realização do trabalho, promova um debate na sala de aula abordando suas principais características e importância no contexto nacional.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola