Os filmes podem ser uma boa arma quando o assunto é envolver os alunos no conteúdo que está sendo ministrado. Entretanto, para utilizar um filme em sala de aula, deve-se conhecê-lo bem e ter uma boa justificativa pedagógica, caso contrário, isso torna-se sem função alguma. A dica de hoje é a utilização do filme Osmose Jones – Uma Aventura Radical pelo Corpo Humano para falar a respeito do sistema imunológico e dos hábitos de higiene.
→ Breve sinopse de Osmose Jones
Osmose Jones – Uma Aventura Radical pelo Corpo Humano (Título original: Osmosis Jones) é um longa de 2001, dirigido por Bobby Farrely e Peter Farrelly, que mostra a vida de Frank, um homem que apresenta hábitos de vida pouco saudáveis. O personagem alimenta-se mal, não pratica exercícios e possui hábitos de higiene bastante duvidosos. Por causa desses hábitos, ele entra em contato com bactérias e um vírus (Thrax) após ingerir um ovo que havia caído no chão. Thrax entra em seu corpo determinado a destruí-lo. No entanto, esse vírus encontra um sistema complexo de defesa, no qual são encontrados os glóbulos brancos. Uma dessas células é Osmose Jones, que tentará destruir o vírus com a ajuda de Drix, uma pílula tomada por Frank que foi designada a trabalhar com Osmose. Enquanto Drix e Osmose tentam destruir o vírus, Frank passa a sentir os sintomas da infecção.
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→ Objetivo da aula
O filme mostra claramente a necessidade de manter hábitos adequados de higiene e noções básicas a respeito do funcionamento do sistema imunológico, sendo assim, torna-se um importante mecanismo para o ensino desses conteúdos. O professor pode apresentar o filme em sala e desenvolver atividades como:
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Produção de resenhas;
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Identificação dos personagens do filme, relacionando-os com suas funções no corpo humano;
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Descrever as diversas formas como o sistema imune age no nosso organismo;
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Identificação dos diferentes tipos de glóbulos brancos;
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Descrever as explicações científicas para os acontecimentos do filme.
O mais importante é fazer com que o aluno consiga associar o filme com os conteúdos estudados em sala e seja capaz de ter um pensamento crítico sobre ele, apontando, por exemplo, pontos interessantes e elementos que mereciam melhoria em relação ao conteúdo.
Bom filme e boa aula!
Por Ma. Vanessa Sardinha dos Santos