Topo
pesquisar

O homem como agente modelador do relevo

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Erosão provocada pela ocupação agrícola.

O estudo da formação e transformação do relevo é ministrado, principalmente, em séries do ensino fundamental. No decorrer desse estudo o professor deve explicar sistematicamente acerca dos agentes modeladores do relevo, expondo que os mesmos podem agir no interior da Terra (agentes internos, como tectonismo e vulcanismo) ou fora dela (agentes externos, como vento, água, geleira).

As irregularidades da superfície terrestre recebem o nome de relevo, que para ser formado recebe a influência de diversos elementos naturais.

Quando o professor ministrar esse conteúdo, ele deve ressaltar que o principal agente modelador do relevo é o homem. Afirmando que todos os eventos de formação do relevo se deram ao longo de milhões de anos. Entretanto, o homem tem modificado a configuração da superfície terrestre de forma bastante acelerada.

No decorrer da aula o professor deve expor aos alunos as diferentes maneiras pelas quais o homem interfere e modifica a composição original do relevo, tais como: construção de túneis, deformação de encostas para construção de prédios e estradas, além da construção de aterros, escavação para extração de minérios entre outras formas.

É de grande relevância que o professor informe aos alunos que qualquer atividade desenvolvida pelo homem, rural ou urbana, promove modificações no quadro natural do relevo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador

Natureza e sociedade complementam-se e relacionam-se, promovendo a construção do espaço
Estratégias de ensino-aprendizagem Aula sobre a ação humana na natureza
Ao falar sobre tipos de relevo, o professor deve recorrer a estratégias diversas para não tornar a aula maçante.
Estratégias de ensino-aprendizagem Aula sobre tipos de relevo
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola