Topo
pesquisar

O IDH dos Países Africanos

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Escolaridade, um dos critérios para o cálculo do IDH

Muito se fala sobre Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países, entretanto, várias pessoas não conhecem os critérios utilizados para a realização desse indicador socioeconômico. Portanto, a sala de aula é o ambiente ideal para se esclarecer sobre o tema.

Com o intuito de analisar a qualidade de vida da população de cada país, a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), criou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Esse instrumento consiste numa média que varia de 0 a 1 e analisa três aspectos: conhecimento (obtido por meio da média de anos de estudo da população adulta e o número esperado de anos de estudos); saúde (medido pela esperança de vida ao nascer); e renda (Renda Nacional Bruta per capita).

Após a explicação dos critérios utilizados para se estabelecer o IDH de um determinado local, aproveite o clima de Copa do Mundo e analise o IDH dos países que compõem o continente (África) que sediará o evento futebolístico mais importante do planeta. Avalie cada critério que compõe o IDH dos países da África, destacando os problemas socioeconômicos desse território.

Apresente o ranking mundial de IDH (disponível no site do PNUD Brasil: http://www.pnud.org.br/pobreza_desigualdade/reportagens/index.php?id01=3600&lay=pde) para os estudantes. Pergunte quais os países que ocupam as primeiras e as últimas posições. Os países europeus, além da Austrália, Estados Unidos, Canadá e Japão, são os que possuem as maiores médias de IDH. Por outro lado, os países africanos apresentam as menores médias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Questione os estudantes sobre os principais fatores responsáveis por essa discrepância entre os Índices de Desenvolvimento Humano dos países europeus e africanos. Posteriormente, compare o IDH das nações da África com o do Brasil. É importante destacar que um país africano (Líbia) possui média superior a do Brasil.

Em seguida, faça os seguintes questionamentos aos alunos:

Quais os motivos responsáveis pela África apresentar médias de IDH tão baixas?

Aponte a participação dos países desenvolvidos nesse atual quadro social das nações africanas.

Quais as possíveis medidas para que os países africanos possam melhorar o padrão de vida da sua população?

Discuta as respostas com os alunos e explique que, apesar de todos esses problemas socioeconômicos, a África possui muitas riquezas (minerais, culturais, econômicas etc.). Essa abordagem deve romper com a concepção preconceituosa a respeito da África, destacando também as diversas belezas desse continente. 
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola