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O Lúdico nas aulas de Geografia

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As aulas tradicionais, baseadas apenas na explanação do professor e na memorização do conteúdo, são extremamente desestimulantes para os estudantes. Nesse sentido, faz-se necessária a utilização de metodologias inovadoras e criativas que auxiliem no processo de ensino e de aprendizagem.

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o professor deve evitar as aulas tradicionais, utilizando recursos didáticos que estimulem os alunos (aulas práticas, utilização de maquetes, fotografias aéreas, imagens de satélite, recursos lúdicos, entre outros).

A utilização de metodologias puramente teóricas nas aulas de Geografia promove o desinteresse em relação à disciplina. Portanto, uma boa sugestão para que as aulas se tornem mais dinâmicas e estimulantes, além de despertar a criatividade, é a utilização da educação lúdica como recurso metodológico.

Os jogos devem ser realizados de modo que haja compatibilidade com o ensino da Geografia. Uma boa forma de se confeccionar jogos e promover a Educação Ambiental é através da utilização da Política dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Essa metodologia visa à integração e à conscientização ambiental dos estudantes.

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Primeiramente, elucide sobre cada item da Política dos 3 R’s. Posteriormente, apresente um quadro do tempo de decomposição de determinados materiais na natureza. Em seguida, entregue aos alunos garrafas pets, latinhas de alumínio, papéis, revistas, entre outros materiais que poderiam ter como destino o lixo.

Quadro do tempo de decomposição de alguns objetos

Desenvolva jogos como: boliche (com garrafas pets), dama (com tampinhas de garrafa), quebra-cabeças e jogos de memória (com revistas), além de porta-objetos (com latinhas). Para verificar a aprendizagem dos estudantes, divida a turma em quatro grupos e realize uma competição de perguntas e respostas. Aborde questões sobre a Política dos 3 R’s, a importância dessa política para a preservação ambiental, o quadro do tempo de decomposição dos objetos, entre outros assuntos pertinentes.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola