Whatsapp

O lugar da informação na “Era da Informação”

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


O uso das informações é um tema de suma importância na formação de cidadãos críticos.

Nos dias de hoje, percebemos que os nossos alunos absorvem uma incrível quantidade de informação por meio das tecnologias que chegam até os mesmos. A televisão, a internet, os celulares e outros aparelhos eletrônicos hoje encurtam distâncias e oferecem uma gama de dados que nunca antes fora imaginada. Nesse contexto, o professor perdeu boa parte daquele antigo monopólio de conhecimento acumulado. Hoje ele deve dialogar com os saberes do próprio aluno.

Estando atento à atual vigência da “Era da Informação”, o professor pode introduzir esse tema em sala de aula ao questionar junto à turma sobre a qualidade das informações que ela tem acesso. No entanto, como seria possível revelar que uma informação pode ser entendida por meio de algum parâmetro de qualidade? Para resolver essa questão, indicamos ao professor a realização de um trabalho envolvendo diferentes textos que tratem de um mesmo tema.

Ao realizar essa distinção, utilize de duas reportagens onde possamos enxergar opiniões diferentes sobe um mesmo assunto ou que se diferenciem pelo grau de explicação dada ao acontecimento tratado. Por meio dessa análise é possível mostrar aos alunos que todo o tipo de informação recebida tem os seus limites e que esses podem ser superados com a busca de outras fontes confiáveis. Sendo assim, o professor revela que nenhum tipo de notícia ou reportagem encerra a compreensão de um evento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Caso queira dar maior dimensão ao assunto, podemos ainda trabalhar uma instalação feita por um artista nas ruas do Rio de Janeiro. Segue abaixo a ilustração:

 

Por meio da observação dessa imagem, podemos realizar um exercício de interpretação que tente desnudar as intenções do autor dessa obra. Na medida em que cada detalhe, aspecto e mensagem são discutidos, podemos ver que a informação não deve ser apenas debatida, mas também pode ser reconhecida em diferentes manifestações que extrapolam os meios de comunicação. Para finalizar o trabalho, execute a canção “Televisão” gravada pela banda brasileira Titãs.

Por Rainer Sousa
Mestre em História
Equipe Brasil Escola

História - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola