PUBLICIDADE
O movimento da Educação Matemática foi conduzido por matemáticos e especialistas da área de Educação, nos anos 70, que acreditavam que a Educação Tradicional era inadequada para o estudo da matemática.
Esse movimento visava destacar a importância de levar em consideração a realidade do aluno, levando-o à compreensão e à construção do seu próprio conhecimento matemático.
Pesquisadores desse movimento, como Beatriz D’Ambrózio, publicaram na época alguns métodos e técnicas que a educação matemática desenvolveu.
Resolução de problemas:
Para os pesquisadores desse movimento é de extrema importância a aplicação de situações problemas, pois são essenciais para a compreensão de qualquer conteúdo matemático e deve ser aplicado antes da teoria.
Modelagem
A realidade dentro da sala de aula: Os professores devem levar e permitir que os alunos também levem para a sala de aula situações do cotidiano que possam ser aplicadas no conhecimento matemático.
Abordagem etnomatemática
O professor deve levar em consideração a experiência matemática que cada aluno adquire fora da escola.
Abordagens histórias
É importante que a história da Matemática seja trabalhada com os alunos de maneira que facilitará a compreensão do conteúdo.
Uso de computadores
Pode-se utilizar a tecnologia como apoio no aprendizado da matemática. Como fonte de pesquisa e aplicação de jogos.
Por Danielle de MIranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola