Whatsapp

O papel do educador frente à Nova Reforma Ortográfica

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Como já é do nosso conhecimento, desde janeiro de 2009 entrou em vigor a Nova Reforma Ortográfica referente à Língua Portuguesa.

Diante disso, não somente os alunos, mas também muitas outras pessoas sentem-se presas a determinados casos em que houve as referidas ocorrências, pois há certas particularidades, como é o caso do emprego do hífen, que exige uma familiaridade maior por parte de quem escreve.

Mesmo que o prazo para a efetiva adaptação se prolongue até 2014, é necessário colocarmos em prática o mais rápido possível.

No que se refere aos alunos, não somente o professor, mas também a família tem a incumbência de participar deste processo, como por exemplo, procurando adquirir exemplares de livros já adaptados à nova reforma, revendo algo escrito, tendo sempre o dicionário em mãos, dentre outros.

Quanto à tarefa do educador, é extremamente proveitoso sugerir aos alunos que construam de forma coletiva cartazes para serem afixados na sala de aula, reunindo exemplos diversificados, visitem a acervos bibliográficos, consultem sempre ao dicionário no caso de possíveis dúvidas, etc.

Um fator que atua como fonte inibidora, principalmente nas produções textuais, é trabalhar com a noção de erro diante deste fato, pois tal atitude corrompe o poder de argumentação e o espírito criativo ao praticar a escrita.

É preciso ressaltar a importância de nos adaptarmos à nova fase, e como o próprio nome já diz, se são regras é para serem seguidas.

Outra questão que auxilia é instigá-los a uma percepção mais aguçada para o fato durante a escrita e a leitura oral, dentre outros fatores. E sempre que detectar alguma ocorrência indevida, proporcionar alguns comentários a respeito do assunto, de modo a promover a interação por parte de todos os colegas.

Como já foi dito anteriormente, é importante ressaltar um verdadeiro engajamento entre as partes envolvidas neste processo, até mesmo por outros funcionários da escola, no caso os da secretaria, quanto à emissão de comunicados, emissão de documentos, e outros. Para que todo o trabalho se efetive de maneira satisfatória.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Vânia Duarte
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Português - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola