PUBLICIDADE
O Plano Collor é um período histórico de grande relevância para se realizar uma compreensão de recentes mudanças que aconteceram a pouco tempo no país. Além de estabelecer um singular momento da história econômica do país, a compreensão sobre o Plano Collor pode trazer à tona diferentes aspectos sociais, políticos e históricos sobre o Brasil. Para isso, o professor precisa previamente apresentar algum texto onde essa medida econômica seja explicada.
Ao demonstrar as principais características desse plano, o professor pode salientar estrategicamente a inflação enquanto um dos principais alvos combatidos por esse pacote de reformas. O privilégio dado a esse item justifica-se pela diferença que os índices inflacionários atuais possuem em relação aos valores atingidos naquela mesma época. Para demonstrar como o tema da inflação tinha relevância, o professor pode exibir algumas charges dessa época.
Outra atividade de grande potencial pode ser desenvolvida com o uso das carteiras de trabalho de alguns pais de aluno. Utilizando registros de emprego daquela época, o professor pode demonstrar com que periodicidade os salários sofriam reajustes. Nesse ponto, pode-se discutir de que forma a questão inflacionária acabava trazendo um ciclo constante de desvalorização do poder de compra do salário mínimo.
Para consolidar a compreensão desse assunto, o professor pode sugerir uma atividade investigativa para os alunos. Estabelecendo um breve roteiro de perguntas, o aluno terá que montar um quadro comparativo onde define os hábitos de compra de sua família na época do governo Collor e na atualidade. Depois de estabelecer essa atividade, o professor tem como objetivo final compreender o impacto das medidas trazidas pelo plano.
Ao trabalhar com as charges, as carteiras de trabalho, o texto explicativo e as entrevistas, o aluno terá condições de avaliar quais foram as conseqüências de tal plano econômico. Sem deixar de inserir os complexos termos técnicos e o complexo quadro de relações envolvido no tema, a economia deixa de ser um tema enclausurado em números e estatísticas. Dessa maneira, a comprovação de informações aparentemente difíceis se faz em um esforço interessado em compreender o passado por meio da investigação.
Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola