Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

O pluripartidarismo no Brasil

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

A presença de vários partidos integra uma experiência recente na história política do Brasil.
A presença de vários partidos integra uma experiência recente na história política do Brasil.

Em época de eleição, as possibilidades de inserção de assuntos de natureza política em sala de aula sem ampliam de forma notória. A escolha de candidatos, a discussão sobre cada um dos partidos políticos, a própria propaganda eleitoral são alguns dos assuntos que ganham destaque nesse período. No entanto, será que todos os nossos alunos sabem que esse exercício democrático é recente?

Partindo dessa questão, o professor pode empreender uma aula voltada para a discussão da história recente da democracia no Brasil. Para tanto, indicamos o trabalho com uma charge de “Graúna”, uma das mais famosas personagens do cartunista Henfil. Segue abaixo uma cópia da charge sugerida.
 


(O Globo, 29/09/2009)

Na história apresentada, vemos que o personagem pergunta a diferentes eleitores em qual partido eles pretendem votar. Percebendo essa primeira questão, o professor pode requerer aos alunos que os mesmos pesquisem sobre o período em que cada uma das legendas citadas foi criada. Em breve pesquisa, os alunos notarão que boa parte dos partidos relacionados foram criados na década de 1980.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Mediante essa constatação, questione aos alunos sobre como o cenário político brasileiro era organizado entre as décadas de 1960 e 1970. Salientando a época da ditadura militar, peça para que os alunos discorram sobre a organização do quadro político brasileiro nessa época. Nesse novo exercício, proponha a pesquisa de informações sobre como as eleições eram realizadas nessa época e quantos partidos políticos existiam.

Recolhendo essas informações, os alunos terão a ideia de que a experiência democrática brasileira é recente e que, antes disso, era tomada por uma série de limitações impostas pelo regime militar. Por fim, realize um debate questionando em qual candidato eles votariam nessas eleições e quais os candidatos que não mereceriam o seu voto. Certamente a discussão em sala de aula se estenderá sem maiores problemas.
 

Por Rainer Sousa
Mestre em História
Equipe Brasil Escola