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O processo de infiltração da água em diferentes solos

Estratégias de ensino-aprendizagem

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O processo de infiltração da água em diferentes solos
O processo de infiltração em diferentes solos

O ciclo da água inclui várias etapas, sendo a infiltração da água no solo uma delas. Esse fenômeno é de fundamental importância para o abastecimento do lençol freático, alimentando os corpos d’água. Uma forma dinâmica de se trabalhar esse tema em sala de aula é através de uma atividade que simula a infiltração da água no solo.

Para isso, serão necessários os seguintes materiais:

- 3 garrafas Pet de 2 litros;
- Tesoura sem ponta;
- Amostras de areia (representando um solo arenoso), solo argiloso e solo de mata ou de um parque;
- Jornais;
- Rolo de macarrão;
- Barbante;
- Canetas coloridas;
- Copo de 200 ml;
- Pedaço de pano.

Com os materiais em mãos, divida a turma em grupos de até quatro alunos. Cada equipe deverá ter um “kit” e anotar os acontecimentos da atividade. Em seguida, coloque as porções de solo em diferentes jornais. As amostras deverão ser acomodadas em um ambiente que receba luz solar para que o solo fique bem seco.

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Posteriormente, passe o rolo de macarrão sobre as amostras, de forma a evitar torrões que possam dificultar a infiltração da água. Corte as garrafas Pet ao meio e amarre, com o barbante, o pano na boca de cada garrafa. A parte de cima da garrafa será utilizada como funil e o fundo, como suporte.

Encaixe o “funil” no fundo da garrafa, adicione cada tipo de solo em diferentes garrafas e numere cada amostra com as canetas coloridas. Em seguida, coloque 200 ml de água em cada experimento e acompanhe o processo de infiltração da água em diferentes solos.

Solicite que os alunos anotem a dinâmica do processo de infiltração nas amostras, destacando em qual solo a água infiltrou mais rápido, a amostra que absorveu maior quantidade de água, o solo mais propício para inundações, entre outros acontecimentos. Para finalizar, discuta com os estudantes as características do processo de infiltração em cada amostra de solo.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

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