PUBLICIDADE
O Brasil apresenta uma grande média de acidentes de trânsito, que causam a morte de milhares de pessoas por ano, além de feridos, despesas com hospitais e reconstrução da infraestrutura destruída durante os acidentes. Esse cenário deve ser revertido, sendo os futuros condutores os responsáveis por tal processo.
Visando conscientizar os futuros motoristas (estudantes) sobre a importância do comportamento no trânsito, sugerimos uma aula sobre o tema em questão, pois os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) solicitam a abordagem das normas dos lugares (como agir nas ruas, na escola, em casa, etc.) através das disciplinas de História e Geografia.
Inicie a aula enfatizando que o trânsito é um espaço de convívio social, sendo muito importante um comportamento ético. Em seguida, esclareça que o trânsito é uma forma de deslocamento geográfico e discuta sobre as alterações promovidas no espaço para adaptá-lo a receber o intenso tráfego de automóveis e pedestres.
Posteriormente, peça que os alunos citem os principais tipos de sinalizações que eles conhecem: placas, significado das cores do semáforo, faixas, etc. Solicite que descrevam algumas situações irregulares que eles já presenciaram no trânsito. Aproveite esse momento para esclarecer as dúvidas sobre normas no trânsito e conscientizá-los sobre a importância de se respeitar as leis de trânsito.
Para isso, é essencial destacar os locais seguros para a travessia das ruas, as principais placas de trânsito, o respeito ao próximo, nunca usar termos agressivos no trânsito, não extrapolar a velocidade estabelecida, entre outros elementos que promovam uma ótima postura. Não se esqueça de incentivá-los a cobrarem atitudes corretas dos pais, pois as crianças exercem grande influência no processo de educação no trânsito.
Após essa abordagem, sugira um desenho do trânsito com todos os elementos integrantes: ruas, sinalizações, placas, automóveis, motociclistas, ciclistas, pedestres, etc. Essa atividade será fundamental para despertar a imaginação das crianças sobre um trânsito organizado, além de proporcionar a visualização desse processo.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola