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O uso da fotografia aérea nas aulas de Geografia

Estratégias de ensino-aprendizagem

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A fotografia aérea permite a visualização de áreas verdes, estacionamento, avenidas, etc.

Na ocasião em que o professor estiver trabalhando com a elaboração de mapas, ele pode utilizar como recurso didático as fotografias aéreas.

As fotografias aéreas permitem uma boa visualização e facilita a interpretação dos dados. Para isso, o professor de Geografia deve esclarecer aos alunos que esse recurso serve para levantar informações sobre uma determina área que se deseja mapear. Informando-os ainda que as fotos aéreas são obtidas a partir de câmeras especiais acopladas em aviões, que sobrevoam a área desejada fotografando-a, registrando as características da região (área urbana, rural, desmatamento, hidrografia e etc.).


É importante ressaltar que esse tipo de recurso é antigo, no entanto, possui uma importância equivalente às imagens de satélites. Utilizando uma foto aérea, mostre para os alunos onde estão as residências, estacionamentos, clubes, aeroportos, entre outros, caso a foto seja de uma cidade; se a área for uma zona rural, identifique com os alunos onde estão as áreas de pastagens, rios, plantações, reservas, entre outras.

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A orientação do professor é indispensável na interpretação das informações contidas na foto aérea.

Um dado importante acerca da origem das fotos aéreas é que elas são confeccionadas por empresas que usam equipamentos cartográficos com tecnologia de ponta, como o aviográfo. Em suma, informe aos alunos de que a finalidade das fotografias aéreas é servir de base para elaboração de mapas.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador

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