PUBLICIDADE
Em uma alua de História o professor costuma vaguear pelo tempo citando datas, anos, séculos, décadas utilizados para se fazer a devida referência de quando determinados fatos históricos aconteceram. Muitas vezes, a intimidade exibida pelo professor está um tanto distante da noção de tempo internalizada por uma criança. Prova disso é que nas situações mais corriqueiras a criança reclama dos famosos eternos cinco minutinhos de espera.
Tomando o exemplo acima, como podemos exigir que a criança tenha a noção exata do que significam os milhares de anos que levaram para que as comunidades pré-históricas se modificassem ou o curto espaço de tempo em que uma revolução ocorre? Inicialmente, alguns poderiam justificar que essa noção temporal viria com o passar dos anos, na medida em que a criança desenvolve as condições necessárias para compreender as diferenças entre as diferentes categorias de divisão do tempo.
No entanto, podemos nessa mesma situação primária desenvolver um tipo de atividade proveitosa para que as crianças possam compreender melhor a História e, até mesmo, diferenciar fatos de longa e curta duração. Para isso, o professor precisa contar com uma folha de anotação e um texto (de preferência descritivo) que faça um quadro geral de algum processo histórico a ser estudado.
Na atividade, os alunos devem utilizar uma folha rascunho para anotar os principais fatos históricos com a sua respectiva data. Em seguida, o aluno organiza na parte superior de uma folha pautada, um quadro espaço-temporal subdividido em séculos, décadas e anos. Os fatos históricos devem ser anotados em seqüência entre as linhas da folha. Na atividade, o aluno deve procurar situar os fatos históricos nos devidos séculos e décadas correspondentes.
Dessa forma, esse tipo de avaliação pode, ao mesmo tempo, incentivar o aluno a extrair informações de um texto e dominar conceitos relacionados ao tempo. Para facilitar a proposição da atividade, deixamos abaixo um modelo onde a linha do tempo e os fatos podem ser separadamente organizados.
QUADRO ESPAÇO-TEMPORAL:
Século___ | Século___ | Século___ | Século___ | Século___ |
LINHAS DE ANOTAÇÃO:
Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola