Whatsapp

Uso de revistas semanais para desenvolver conceitos

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Devemos utilizar a facilidade de acesso a
informações que temos hoje a nosso favor


As revistas semanais se dividem em várias seções e abordam, de forma geral, notícias e atualidades. Utilizá-las de forma crítica, em sala de aula, estimula a leitura, senso crítico e cultura de seu aluno, trazendo para a aula de aula discussões e idéias relacionadas a fatos recentes.

Uma proposta de atividade, também semanal, consiste em solicitar aos alunos que escolham uma reportagem ou matéria, leiam e façam resenhas críticas acerca do tema. É aconselhável que tal atividade seja conversada e solicitada no início do ano, com dia fixo para ser entregue e que o tema escolhido seja de sua matéria – ou, caso não seja, que se relacione o tema encontrado com a Biologia. Ex: Eleições – como a escolha de um novo representante pode melhorar (ou não) a saúde da população ou a poluição, etc.

Ao início da aula, levantar com os alunos quais as notícias que, para eles, foram mais interessantes e, a partir dessa conversa, discutir acerca das temáticas, explicar o que não foi entendido, relacionar com o conteúdo dado (caso seja possível) e, ao corrigir, observar os possíveis enfoques ou temas que poderão ser úteis desenvolver com eles. Tenha uma atenção extra no sentido de buscar compreender o que foi escrito e não apenas apontar falhas.

Uma proposta é que estes não sejam avaliados por esta atividade ou, caso sejam, esta tenha caráter de pontuação extra – para não se correr o risco de receber cópias de seus alunos, ao se sentirem obrigados a fazer.

Catástrofes naturais, epidemias, meio ambiente, curiosidades, doenças, descobertas recentes, transgênicos, leis, biopirataria, etc., são possíveis assuntos de serem encontrados e discutidos – inclusive frisar que nem tudo o que está escrito corresponde, de fato, ao real.

Obs: essa atividade pode ser desenvolvida em parceria com o(a) professor(a) de Português.

Por Mariana Araguaia
Equipe Brasil Escola

Biologia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Artigos Relacionados
Confira algumas dicas, fontes e metodologias para trabalhar temas de atualidades nas aulas de Geografia.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola