Topo
pesquisar

Objetivos do Milênio em Sala de Aula

Estratégias de ensino-aprendizagem

Os Objetivos do Milênio, elaborados pela ONU, podem ser trabalhados em sala de aula a partir de uma dinâmica de grupos.
PUBLICIDADE

O presente texto é uma proposta de apresentação e realização de uma leitura crítica, em sala de aula, sobre os Objetivos do Milênio – também chamados de Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU). A principal meta a ser pautada pelo professor, no seio dessa proposta, é o entendimento dos oito objetivos traçados pelo plano em questão e a apreensão, por parte dos alunos, de como esses planos estão sendo cumpridos pelo mundo.

Para a realização do trabalho, será necessária a realização de pesquisas na internet. Portanto, recomenda-se a sua aplicação em escolas que possuam salas de informática e que permitam o acesso por parte do aluno a sites específicos para a realização de pesquisas, como o Google Notícias e o Bing.

Primeiramente, em uma aula introdutória, o professor deverá explicar o que são os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Eles foram elaborados no ano 2000, na chamada Cúpula do Milênio, realizada pela ONU, que reuniu os presidentes e líderes de 189 países. No âmbito das discussões, foram elaborados oito principais objetivos que deveriam ser cumpridos até o ano de 2015, denominados “8 jeitos de mudar o mundo”, que são:

1) Acabar com a fome e a miséria

2) Educação básica de qualidade para todos

3) Igualdade entre sexos e valorização da mulher

4) Reduzir a mortalidade infantil

5) Melhorar a saúde das gestantes

6) Combater a AIDS, a Malária e outras doenças

7) Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente

8) Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento

Os objetivos do Milênio elaborados pela ONU

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os objetivos do Milênio elaborados pela ONU¹

Após apresentar os debates realizados na Cúpula do Milênio e as metas nela traçadas, organize a turma em oito grupos, de forma que cada um deverá ficar com um dos objetivos (caso a turma seja pequena, o professor poderá formar quatro grupos, cada um com dois temas). Assim, cada grupo deverá pesquisar notícias e dados estatísticos sobre como os Objetivos do Milênio estão sendo executados.

Para a realização do trabalho, reserve uma ou duas aulas para que os alunos possam ir à sala de informática e, sob sua orientação, pesquisar notícias e informações sobre cada um dos temas. Sugerimos que os grupos iniciem a pesquisa no site criado pela própria ONU em português (http://www.objetivosdomilenio.org.br/), além de outros sites como o Google Notícias (buscando pelos termos chaves de cada um dos objetivos) e o IBGE.

Por fim, cada grupo deverá expor os seus resultados, fazendo uma leitura rápida sobre se e como os objetivos estão sendo aplicados e executados pelos governos, com foco para o Brasil. Ao final, organize um debate entre os grupos sobre a possibilidade de se cumprir todas as metas ao final de 2015.

Tal atividade poderá ser um importante meio de fazer com que os alunos conheçam mais sobre a ONU e suas ações, bem como a coerência desse organismo internacional frente aos desafios mundiais por ele apontados. Será interessante também a descoberta de que muitos países simplesmente ignoram os Objetivos do Milênio em suas políticas de desenvolvimento.

_____________________________

¹ Fonte da Imagem: ONU


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Objetivos do Milênio devem ampliar os direitos humanos pelo mundo
Objetivos do Milênio devem ampliar os direitos humanos pelo mundo
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola