Whatsapp

Objetivos no Estudo da Trigonometria

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Os estudos relacionados à Trigonometria devem ser iniciados no 9º ano do Ensino Fundamental dando suporte aos conteúdos decorrentes no Ensino Médio. Relate aos alunos que as teorias trigonométricas estão ligadas aos povos gregos, egípcios e babilônios, onde era utilizada no cálculo de distâncias que não podiam ser medidas por aparelhos, especialmente em situações ligadas à Agrimensura e à Astronomia. Eles relacionavam tais situações a representações de triângulos, criando relações com as medidas dos lados e os valores dos ângulos desses formatos triangulares.

O professor deve utilizar os conhecimentos básicos em Geometria adquiridos pelos alunos durante as séries anteriores, como:

Definição de reta, semirreta e segmento de reta.

Segmentos paralelos, concorrentes e perpendiculares.

Triângulo retângulo.

Teorema de Pitágoras.

Teorema de Tales.

Perímetro, área e volume.

Eles darão suporte à compreensão e aplicação dos elementos trigonométricos. Informe a importância dos cálculos trigonométricos na construção de edifícios, estradas, demarcações de terras, distância entre planetas e astros, altura de edifícios, construção de pontes entre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Um ponto importante pertencente ao conteúdo em questão são as relações estabelecidas entre os lados do triângulo retângulo: seno, cosseno e tangente. Os ângulos possuem valores determinados para cada uma das relações, as quais podem ser pesquisadas nas tabelas de razões trigonométricas disponíveis nos livros didáticos.

De acordo com as informações, a Trigonometria oferece inúmeras opções em sua abordagem, ficando a critério do professor as formas de manipular a difusão do conhecimento e das aplicações. Mas é de extrema importância que o aluno saiba interpretar e calcular os problemas envolvendo as relações seno, cosseno e tangente, no intuito de compreender a importância da Matemática no cotidiano.

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Matemática - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Assista às nossas videoaulas
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola