Whatsapp

Observação de organismos procariontes

Estratégias de ensino-aprendizagem

As bactérias são organismos procariontes microscópicos que podem trazer benefícios ou prejuízos aos seres humanos.
Aulas no laboratório despertam a curiosidade dos alunos
Aulas no laboratório despertam a curiosidade dos alunos
PUBLICIDADE

Sabemos que os organismos procariontes pertencem ao Reino Monera e são representados principalmente pelas bactérias, seres microscópicos extremamente simples. Assim como os organismos eucariontes, os procariontes possuem membrana plasmática, citoplasma e ribossomos, mas ao contrário deles, os procariontes são desprovidos de núcleo e o seu material genético se encontra espalhado pelo citoplasma.

As bactérias podem ser muito úteis aos seres humanos, pois elas podem ser utilizadas de diversas maneiras, como na produção de pães, bebidas, iogurtes e queijos; na engenharia genética, na agricultura, na decomposição da matéria orgânica, entre outros. Dentre os malefícios que as bactérias podem causar aos seres humanos podemos citar as inúmeras doenças como pneumonia, tétano, botulismo, tifo, meningite, hanseníase, entre tantas outras.

Para despertar a curiosidade de nossos alunos para com esses organismos tão simples, propomos a atividade a seguir. Durante essa atividade, o professor, ao descrever sobre as características observadas em microscópio, poderá abordar também a forma e tipos das colônias bacterianas, a reprodução das bactérias, a classificação das bactérias, os benefícios e malefícios que esses seres vivos nos causam etc.

Para a atividade, o professor precisará de:

→ Microscópio;

→ Lâmina;

→ Lamínula;

→ Água;

→ Xilol;

→ Vinagre

→ Óleo de imersão;

→ Azul de metileno;

→ Papel filtro ou papel toalha;

→ Fósforo;

→ Lamparina;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

→ Pinça de madeira.

Coloque o vinagre em um recipiente e deixe-o descansar por alguns dias, passados esses dias, você verá que uma fina película se formou na superfície do vinagre. Pegue um pouco desse material que está na superfície e faça um esfregaço em uma lâmina, deixando-o secar. Em seguida, com a ajuda da pinça de madeira, passe a face da lâmina que não contém o esfregaço três vezes na chama da lamparina. Agora, faça a coloração dessa lâmina com azul de metileno, deixando o corante atuar durante 2 minutos. Faça a imersão dessa lâmina em água para retirar o excesso de corante e retire, em seguida, o excesso de água com papel filtro. Deixe a lâmina secar. Depois de seca, coloque a lâmina na menor objetiva do microscópio e peça aos alunos que a observem e anotem o que estão vendo. Em seguida, adicione óleo de imersão à lâmina e coloque-a na objetiva maior. Peça aos alunos que observem e anotem o que estão vendo.

Nessa atividade, os alunos irão fazer a observação de bactérias Acetobacter aceti, que são as espécies mais utilizadas na fermentação do vinagre. Seria interessante se os alunos participassem da produção das lâminas, para que eles conhecessem um pouco mais dos métodos utilizados no laboratório. Nessa atividade, o professor poderá abordar também a fermentação, processo feito por algumas espécies de bactérias.


Por Paula Louredo
Graduada em Biologia

  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola