Topo
pesquisar

Observando as linhas de campo

Estratégias de ensino-aprendizagem

Campo magnético é a região ao redor de um ímã na qual ocorre um efeito magnético. Percebemos a configuração de campos magnéticos utilizando limalhas de ferro, papel e um ímã.
PUBLICIDADE

Estas atividades experimentais têm por objetivo auxiliar o professor em sala de aula a fim de tornar mais interessante o estudo do magnetismo. Ela também objetiva observar as linhas do campo magnético de uma forma bastante simples e interativa.

Para a realização desta atividade precisaremos de imãs, uma bússola, limalha de ferro e folha de cartolina.

Inicialmente, coloque um ou mais ímãs em cima da mesa e cubra-os com uma folha de papel ou um pedaço grande de cartolina. Com a bússola, tente descobrir como se comportam as linhas de campo magnético. Deslize a bússola sobre o papel e observe a posição do ponteiro.

Desenhe uma pequena seta na direção do ponteiro da bússola em cada ponto e observe a figura obtida. Espalhe a limalha de ferro sobre a cartolina e observe as linhas de campo. Elas estão em acordo com as linhas desenhadas com o auxílio da bússola?

Talvez seja preciso dar umas batidinhas na folha de papel para fazer a limalha vibrar um pouco e se reposicionar. Descubra a posição dos polos do ímã a partir da figura obtida.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que ocorre com as linhas de campo quando se aproximam os polos iguais de um ímã? O que ocorre com as linhas de campo quando se inverte a posição dos ímãs?

Linhas de campo no espaço 3D

Esta segunda atividade tem por finalidade produzir um mediador de linhas de força em três dimensões. Nesta atividade serão necessários os seguintes materiais: uma garrafa plástica transparente, limalha de ferro e óleo de cozinha.

Para fazer o experimento, encha a garrafa plástica transparente com óleo de cozinha e coloque dentre dela a limalha de ferro. Sacuda bem para que ela fique em suspensão no óleo.

Em seguida, aproxime um ímã da garrafa e observe a disposição espacial das linhas do campo. Use dois ímãs e verifique a disposição das linhas de campo. Isso está de acordo com suas expectativas?


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola