PUBLICIDADE
Atualmente as questões climáticas estão em evidência nos meios de comunicação em massa, dessa forma faz parte do cotidiano das pessoas.
Nas escolas, em disciplinas como a Geografia e a Biologia, em determinadas séries do ensino médio e fundamental, são estudados conteúdos relacionados ao clima, especialmente na Geografia.
A seguir algumas sugestões de abordagem sobre o tema apresentado que podem ser inseridas durante as aulas.
• Questionar os alunos sobre o significado de clima e sua importância para os seres vivos.
• Realizar uma introdução do tema, destacando o seu significado e suas classificações em nível regional e global.
• Ressaltar sobre a grande influência que o clima estabelece nas atividades humanas.
• Identificar qual é o tipo de clima regional, dessa forma o conteúdo parte do particular para o geral.
• Expor as dinâmicas climáticas, além de identificar as faixas climáticas em um mapa, enumerar os diferentes tipos de climas existentes no mundo.
• Esclarecer acerca dos motivos que proporcionam as variações climáticas e as relações entre a posição geográfica, latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, correntes marítimas e vegetação.
• Para finalizar aborde os tipos de climas nacionais e os problemas ambientais relacionados às questões climáticas que têm interferido na vida de milhões de pessoas no mundo. Além disso, questione os alunos sobre o dever que cada cidadão possui de contribuir positivamente para melhorar as condições do clima.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola