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Orientação de como ministrar uma aula sobre climas

Estratégias de ensino-aprendizagem

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Imagens de satélite é um instrumento importante no estudo de climas.

Atualmente as questões climáticas estão em evidência nos meios de comunicação em massa, dessa forma faz parte do cotidiano das pessoas.

Nas escolas, em disciplinas como a Geografia e a Biologia, em determinadas séries do ensino médio e fundamental, são estudados conteúdos relacionados ao clima, especialmente na Geografia.

A seguir algumas sugestões de abordagem sobre o tema apresentado que podem ser inseridas durante as aulas.

• Questionar os alunos sobre o significado de clima e sua importância para os seres vivos.

• Realizar uma introdução do tema, destacando o seu significado e suas classificações em nível regional e global.

• Ressaltar sobre a grande influência que o clima estabelece nas atividades humanas.

• Identificar qual é o tipo de clima regional, dessa forma o conteúdo parte do particular para o geral.

• Expor as dinâmicas climáticas, além de identificar as faixas climáticas em um mapa, enumerar os diferentes tipos de climas existentes no mundo.

• Esclarecer acerca dos motivos que proporcionam as variações climáticas e as relações entre a posição geográfica, latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, correntes marítimas e vegetação.

• Para finalizar aborde os tipos de climas nacionais e os problemas ambientais relacionados às questões climáticas que têm interferido na vida de milhões de pessoas no mundo. Além disso, questione os alunos sobre o dever que cada cidadão possui de contribuir positivamente para melhorar as condições do clima.

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Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador

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