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Os dados do Censo Demográfico de 2010

Estratégias de ensino-aprendizagem

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Contagem e caracterização socioeconômica
da população brasileira

Visando obter informações sobre a população nacional, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou o 12° Censo Demográfico, em 2010. Após quatro meses de coleta e processamento dos dados, os resultados desse levantamento foram divulgados em novembro. Aproveite esses dados do Censo (disponibilizados em: http://www.ibge.gov.br/home/default.php) para trabalhar assuntos relacionados ao contingente populacional do Brasil.

Inicie a aula fazendo algumas perguntas: o que é o Censo Demográfico? Qual a importância de se saber a população total de um país? As informações sobre as características dos habitantes são necessárias? O recenseador esteve em sua casa? Em seguida, elucide as questões levantadas, explicando que o conhecimento quantitativo e a caracterização socioeconômica da população são fundamentais para a elaboração de políticas públicas destinadas à saúde, educação, segurança, habitação, infraestrutura, etc.

Destaque que o primeiro Censo Demográfico no Brasil foi realizado no ano de 1872, quando a população totalizava 9.930,478 habitantes. Posteriormente, cite que, de acordo com o IBGE, o país possui atualmente 190.755.799 habitantes, sendo o quinto mais populoso do planeta, atrás somente da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia. Em 2000, este contingente populacional era de 169.799.170 habitantes, portanto, em uma década, o Brasil registrou um aumento populacional de 20.956.629 pessoas. Nesse momento, aborde os conceitos de aumento populacional e de crescimento vegetativo.

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Para não ficar apenas analisando os dados numéricos, enfatize as transformações espaciais ocorridas em razão do constante aumento do número de habitantes no Brasil. Para realizar essa atividade é importante, primeiramente, utilizar os dados da cidade onde os estudantes residem, pois eles terão vivenciado essas modificações no espaço geográfico.

Sendo assim, solicite a produção de um texto destacando as principais alterações na cidade onde os estudantes moram: expansão urbana, construção de residências, aumento de favelas, instalação de indústrias, saneamento ambiental, entre outros temas pertinentes. Promova um debate no dia da entrega dos trabalhos e discuta as modificações promovidas no espaço brasileiro.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

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