PUBLICIDADE
Sendo um professor de física, às vezes fico me perguntando: há uma idade certa para começar a aprender física? Somos limitados totalmente quando crianças com relação à nossa capacidade de compreender fenômenos naturais que nos cercam rotineiramente? Teríamos um menor número de alunos com aversão à física se desde a educação infantil fosse trabalhada essa disciplina?
A aplicação de conceitos básicos de física na educação infantil tornaria o aluno mais apto para compreender o universo e seus fenômenos.
Este trabalho deveria ser feito no âmbito da compreensão lúdica, majoritariamente; e teórica, minoritariamente.
Veja um exemplo bem simples. Uma indagação aos alunos: Quanto o ar pesa? Ou melhor, o ar tem peso? Anote as respostas de cada um no quadro e parta para o experimental, para demonstrar o motivo dessa pergunta.
Utilize como material:
- Alguns balões (6 balões)
- Uma balança simples (ver figura), se possível construa uma juntamente com os alunos.
Procedimento
Divida a sala em dois grupos (3 balões por grupo).
Peça cada grupo para encher de ar 1 balão totalmente, 1 balão parcialmente e deixar um balão vazio.
Colocar primeiramente o balão vazio de um lado da balança e o balão totalmente cheio do outro lado, e cobrar relatos do fato ocorrido.
Posteriormente, colocar o balão parcialmente cheio de um lado da balança e o balão totalmente cheio do outro lado, e cobrar relatos do fato ocorrido.
E por fim, avaliar a conclusão que cada grupo chegou relacionando-a com as respostas dadas inicialmente.
Resposta Esperada.
- Verificar que o ar é matéria.
- Verificar que o ar ocupa espaço dentro do balão e tem massa.
Esse experimento citado é um dos vários que podem ser feitos associados à teoria, e que podem possibilitar a compreensão de física na educação infantil.
Por Frederico Borges de Almeida
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola