PUBLICIDADE
SUGESTÃO DE DINÂMICA DE GRUPO RELACIONADA AO ENSINO DA MORFOLOGIA E FISIOLOGIA DOS ANIMAIS INVERTEBRADOS
Os invertebrados reúnem uma diversidade de animais com aproximadamente 97% de todas as espécies. Sendo a característica comum a todos os invertebrados, a ausência de espinha dorsal.
Outras características comuns a esses seres são:
- Formação multicelular (diferentes conjuntos de células compõem estes organismos);
- Ausência de parede celular (pois essa estrutura é tipicamente dos seres vegetais, também encontrada em algumas algas e fungos);
- Com exceção das esponjas, possuem tecidos diferenciados como resultado de sua organização celular;
- Sua reprodução geralmente é sexuada (gametas masculinos e femininos se combinam para formar um novo organismo).
Poríferos: Animais aquáticos com organização corporal muito simples, sem nenhum tipo de órgão;
Cnidários: animais aquáticos (a maioria marinhos), alguns vivendo fixados a objetos submersos enquanto outros nadam livremente;
Platelmintos: vermes achatados, parasitas de outros animais;
Anelídeos: animais de corpo cilíndrico e segmentado;
Moluscos: animais de corpo mole, divididos em cabeça, pé e maça visceral;
Artrópodes: animais com peças corporais articuladas.
De forma geral, podemos dizer que a grande maioria dos invertebrados é capaz de se locomover. Contudo, as esponjas e alguns cnidários somente realizam essa tarefa quando ainda são bem jovens e pequenos.
Diferentemente dos vegetais (que produzem sua própria energia através da fotossíntese), os invertebrados necessitam extrair a energia necessária para sua sobrevivência através de outros seres. Para isso, eles se alimentam de seres autótrofos (vegetais) e heterótrofos (animais).
METODOLOGIA DA DINÂMICA
A aplicação desta atividade é recomendada como prática de ensino após explicação do conteúdo referente aos filos de animais invertebrados (poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermos).
Para isso é necessário apresentar aos alunos todas as características, as mais evidentes de cada grupo e também as menos notórias.
Feito isso, divide-se a turma em duas partes com mesmo número de alunos, distribuindo material didático (fichas com perguntas elaboradas pelo professor) a um representante de cada grupo.
Cada integrante de um grupo escolherá uma das perguntas contidas nas fichas, para argüir um oponente do outro grupo.
O professor poderá atribuir pontuação, mediante avaliação da resposta correta.
Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola