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Os invertebrados | Orientação de Aula

Estratégias de ensino-aprendizagem

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Dinâmica em sala de aula, trabalhando o conteúdo “animais invertebrados”.

SUGESTÃO DE DINÂMICA DE GRUPO RELACIONADA AO ENSINO DA MORFOLOGIA E FISIOLOGIA DOS ANIMAIS INVERTEBRADOS

Os invertebrados reúnem uma diversidade de animais com aproximadamente 97% de todas as espécies. Sendo a característica comum a todos os invertebrados, a ausência de espinha dorsal.

Outras características comuns a esses seres são:

- Formação multicelular (diferentes conjuntos de células compõem estes organismos);
- Ausência de parede celular (pois essa estrutura é tipicamente dos seres vegetais, também encontrada em algumas algas e fungos);
- Com exceção das esponjas, possuem tecidos diferenciados como resultado de sua organização celular;
- Sua reprodução geralmente é sexuada (gametas masculinos e femininos se combinam para formar um novo organismo).

Poríferos: Animais aquáticos com organização corporal muito simples, sem nenhum tipo de órgão;

Cnidários: animais aquáticos (a maioria marinhos), alguns vivendo fixados a objetos submersos enquanto outros nadam livremente;

Platelmintos: vermes achatados, parasitas de outros animais;

Anelídeos: animais de corpo cilíndrico e segmentado;

Moluscos: animais de corpo mole, divididos em cabeça, pé e maça visceral;

Artrópodes: animais com peças corporais articuladas.

De forma geral, podemos dizer que a grande maioria dos invertebrados é capaz de se locomover. Contudo, as esponjas e alguns cnidários somente realizam essa tarefa quando ainda são bem jovens e pequenos.

Diferentemente dos vegetais (que produzem sua própria energia através da fotossíntese), os invertebrados necessitam extrair a energia necessária para sua sobrevivência através de outros seres. Para isso, eles se alimentam de seres autótrofos (vegetais) e heterótrofos (animais).

METODOLOGIA DA DINÂMICA

A aplicação desta atividade é recomendada como prática de ensino após explicação do conteúdo referente aos filos de animais invertebrados (poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes e equinodermos).

Para isso é necessário apresentar aos alunos todas as características, as mais evidentes de cada grupo e também as menos notórias.

Feito isso, divide-se a turma em duas partes com mesmo número de alunos, distribuindo material didático (fichas com perguntas elaboradas pelo professor) a um representante de cada grupo.

Cada integrante de um grupo escolherá uma das perguntas contidas nas fichas, para argüir um oponente do outro grupo.

O professor poderá atribuir pontuação, mediante avaliação da resposta correta.

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Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola

Biologia - Estratégia de Ensino - Educador - Brasil Escola

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