Whatsapp

Os números no ensino fundamental - 2ª fase

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Identificar e conhecer os números são os conhecimentos básicos da matemática e também os mais antigos. Alguns estudiosos acreditam que desde a pré-história o homem já fazia uso da contagem.

Com a evolução da contagem surgiram os números naturais e a necessidade de medir, que veio junto com os números racionais e reais. Hoje o estudo e o conhecimento desses números e suas operações é de grande importância, pois contar e medir sempre foram necessidades básicas, afinal, é muito comum encontrarmos pessoas que não sabem ler e escrever, mas sabem contar e têm noção de quantidade.

Para facilitar o estudo desses vários tipos de números, os PCN’s dividiram-nos durante o estudo do ensino fundamental - 2º fase da seguinte forma:

• 6º Ano

No 6º ano o estudo dos números é focado em:

Os números naturais são estudados no 6º ano levando em consideração o processo da contagem e sua representação em outros sistemas de numeração. Isso não significa que nos outros anos não se fala desses números, a diferença é que não é dada tanta ênfase. Em seguida, o estudo dos números fracionários (números racionais absolutos) e suas representações decimais, facilitando a medida e a comparação.

• 7º Ano

No 7º ano o estudo dos números é focado em:

Nesse ano são estudados números diferentes: os negativos e os positivos, chamados de números inteiros. Os alunos irão aprender a representá-los e fazer as devidas operações. Irá também aprofundar os conhecimentos com relação aos números racionais, estudando os seus conceitos e operações.

• 8º Ano

No 8º ano o estudo dos números é focado em:

Nesse ano o estudo dos números racionais ganha um novo companheiro: as dízimas periódicas. E é iniciado o estudo dos números reais e irracionais.

• 9º ano

No 9º ano o estudo dos números é focado em:

Nesse ano são apresentados aos alunos os radicais dos números reais.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola

Matemática - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola