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Os ossos

Estratégias de ensino-aprendizagem

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Os ossos são estruturas presentes em basicamente todos os vertebrados. Tais estruturas, além de serem componentes do esqueleto, proporcionando forma, sustentação, proteção e capacidade de locomoção, atuam como reserva de cálcio, e algumas delas como locais de formação de células sanguíneas.

Considerando sua importância, é relevante que esse conteúdo seja dado aos alunos de forma que possam não somente decorar conceitos, mas aprender de fato. Para isso, nada melhor que estimular atitudes científicas aos alunos.

Após questionar os alunos sobre o que sabem a respeito dos ossos, corrigindo conceitos que fujam muito do que poderá ser considerado correto; fale sobre a sua composição: fibras colágenas, glicoproteínas e sais, como o fosfato de cálcio.

Depois mostre aos alunos um osso serrado ao meio, revelando a parte esponjosa e a compacta:

Solicite que visualizem no microscópio (ou imagens, previamente separadas) tais partes, e anotem o que perceberam:

 


Osso compacto



Osso esponjoso

O que diferencia o osso compacto do esponjoso é a presença de cavidades neste último. Ambos possuem a mesma estrutura histológica.

Para o segundo experimento, divida os alunos em grupos, cada um possuindo:

- Copo com vinagre, com um osso de coxa de galinha previamente imerso por uma semana;
- Ossos de coxa de galinha intactos;
- Fogareiro;
- Pinça;
- Luvas.

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Peça para que os alunos, munidos de luva, retirem do copo o osso ali imerso e compare-o ao osso intacto. Eles devem discutir suas observações com os colegas, sempre anotando e, se possível, também fazendo registro com esquemas e desenhos. Solicite que busquem, baseado no que já foi discutido, uma explicação para a grande maleabilidade do osso que estava na solução, se comparado àquele que se encontra intacto.

Em seguida, vá de grupo em grupo e exponha à chama do fogareiro outro osso ali disponibilizado, com a ajuda de uma pinça. Peça para que os alunos também observem a diferença entre os exemplares do experimento e registrem suas discussões.

Após essas duas demonstrações, discutam o porquê de tais diferenças, que estão relacionadas à perda de colágeno (o exposto ao calor) e de cálcio e sais minerais (o exposto ao vinagre). Visualizem como seria a vida dos vertebrados, caso os ossos se apresentassem sem essas substâncias.
 

Por Mariana Araguaia
Bióloga, especialista em Educação Ambiental
Equipe Brasil Escola

Biologia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

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