Topo
pesquisar

Os sons produzidos por uma garrafa pet

Estratégias de ensino-aprendizagem

O experimento do som produzido por uma garrafa pet tem por finalidade mostrar que conforme varia a pressão interna de uma garrafa, o som produzido por ela também varia.
PUBLICIDADE

Sabemos que as ondas sonoras são ondas mecânicas, pois elas só se propagam através de um meio material elástico e deformável. É comum ouvirmos diversos tipos de sons em nosso cotidiano, sendo que essa característica está ligada diretamente à frequência do som.

Este experimento é aplicável no momento em que o professor for trabalhar com o conteúdo sobre som, bem como no momento do estudo dos aparelhos sonoros; e tem por finalidade analisar os diversos sons produzidos por uma garrafa pet quando essa tem sua pressão interna aumentada com a ajuda de uma bomba de encher pneu de bicicleta.

O som que uma garrafa pet tampada produz é bem característico, porém, ao variar a pressão do ar interno ouviremos sons bem diversificados, isto é, à medida que aumentamos a pressão interna, o som produzido é diferente. Vejamos então como produzir diferentes tipos de sons com uma garrafa pet.

Para esta atividade serão necessários os seguintes materiais:

- uma garrafa pet com tampa
- um bico de pneu
- uma bomba de pneu de bicicleta
- um alicate de ponta fina

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Inicialmente devemos adaptar o bico de pneu na tampa da garrafa pet. Para isto você deverá perfurá-la, fazendo um furo um pouco menor que a parte metálica do bico. Caso necessite, use uma furadeira ou uma ponta de ferro quente. Após perfurar a tampa, coloque o bico de pneu e puxe até que fique perfeitamente encaixado.

Em um segundo momento coloque a tampa adaptada na garra pet e bata nela com a ajuda de uma régua (pode ser usado um pedaço fino de madeira). Perceba o som que ela produz com as batidas. Em seguida, prenda o bico da bomba no bico da tampa adaptada e bombeie um pouco de ar, bata novamente na garrafa e perceba que o som é diferente.

À medida que a pressão interna vai aumentando, é possível verificar que o som produzido pela garrafa também varia, isto é, modifica. Produzindo-se diversas garrafas com bicos adaptados é possível construir um conjunto de aparelhos sonoros e usá-los na explicação de sons produzidos por aparelhos sonoros.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola