Whatsapp

Osmose na cenoura - Atividade Experimental

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE
A Cenoura funciona como membrana semipermeável.

O objetivo dessa metodologia é realizar uma osmose e simular o processo de absorção de água pelas plantas através de suas raízes, mas antes disso é preciso definir o que é osmose:

Osmose é a passagem do solvente de uma solução já diluída para outra com maior concentração, através de uma membrana semipermeável. A principal função da osmose é permitir a passagem do solvente e ao mesmo tempo reter a passagem do soluto, esse processo pode ser realizado com o auxílio de uma membrana semipermeável, que neste caso vai ser a cenoura. Existem muitos outros tipos dessas membranas, exemplos: Papel celofane, bexiga animal, paredes de células, porcelana.

Nessa prática a cenoura fará o papel das raízes de uma planta, cuja função é transportar água para as regiões mais altas dessa planta.

Procedimento

Material utilizado: erlemeyer, tubo de ensaio, pote plástico, proveta.

Reagentes: cenoura, corante e açúcar.

Descrição do processo:

1. Padronize as cenouras, cortando suas extremidades até ficarem com aproximadamente 7 cm de comprimento, em seguida descasque-as;

2. Com a ajuda de um cano faça um buraco de 2 cm de diâmetro (da largura do tubo de ensaio) e 6 cm de profundidade, no sentido longitudinal (retirando o miolo). A cenoura irá ficar oca, mas com o fundo inteiro;

3. Prepare a solução em um erlemeyer (ou copo de boca larga): misture 10 ml de água em açúcar até obter uma solução saturada, misture 3 gotas de corante;

4. Coloque essa solução dentro da cenoura e tampe o buraco de abertura com o tubo de ensaio;

5. Em seguida coloque a cenoura dentro do pote plástico e adicione água até 1 cm abaixo da extremidade superior da cenoura;

6. Deixe em repouso por algumas horas e observe o que acontece.

Conclusão: Você irá presenciar com esse experimento que a cenoura funciona como uma membrana semipermeável em que há passagem da água pura para seu interior. Este fato é explicado pela osmose, que é definida como sendo a transferência de uma solução mais diluída (no caso a água do pote), para outra mais concentrada (solução saturada de açúcar).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A elevação do nível da solução no tubo de vidro comprova a semelhança do procedimento com o processo de absorção de água pelas plantas.

 

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Artigos Relacionados
Confira uma sugestão de aula prática sobre a osmose no ovo descalcificado e torne suas explicações sobre o tema mais produtivas.
Clique e tenha acesso a uma estratégia de ensino sobre propriedades coligativas por meio da produção de sorvete.
Realize este experimento de tonoscopia em sala de aula para abordar a diminuição da pressão de vapor do solvente com a adição de um soluto não volátil.
Veja como trabalhar a osmose em sala de aula, através de uma atividade que envolve batatas.
Aprenda a realizar a observação de osmose em uma cebola e torne suas aulas sobre o tema mais fáceis de serem compreendidas pelos alunos.
Como demonstrar em sala de aula essa propriedade coligativa.
Veja um experimento bem simples que pode ser realizado com os alunos para que eles visualizem e compreendam melhor o fenômeno da osmose.
Demonstração da osmose pelo experimento natural.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola