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Osmose | Sugestão de Aula Prática

Estratégias de ensino-aprendizagem

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A passagem de solvente através de membrana semipermeável.

SUGESTÃO DE AULA PRÁTICA RELACIONANDO AO MECANISMO OSMÓTICO

A osmose é a modalidade de transporte passivo, na qual, o solvente é transportando do meio de maior concentração para o meio menos concentrado.

A classificação das soluções pode ser diferenciada quanto ao teor de soluto do meio exterior à célula:

- Solução Isotônica: Quando a concentração de soluto intracelular é igual ao do meio extracelular;
- Solução hipertônica: Solução que está mais concentrada em soluto em relação ao meio intracelular;
- Solução hipotônica: Solução que está menos concentrada em soluto em relação ao meio intracelular.

Situação representativa de uma hemácia imersa em diferentes concentrações de solução,
demonstrando respectivamente: hemácias normais, crenadas (murchas) e plasmolisadas,
cuja membrana plasmática foi rompida.

SUGESTÃO PRÁTICA

Observação: Este experimento deve ser conduzido mediante a presença de um adulto (supervisionado ou previamente preparado pelo professor).

Materiais: duas batatas grandes com aproximadamente o mesmo tamanho.

Procedimento:
- Inicialmente descasque as duas batatas;
- Em seguida coloque uma delas para cozinhar, sem que esta se desmanche (mais ou menos durante 15 minutos).
- Após o resfriamento da bata cozida, faça uma cova (uma abertura) em ambas as batatas (a cozida e a crua), tendo o cuidado de não transpassar para o outro lado de sua superfície, e também que as cavidades realizadas sejam de igual dimensão.
- Feito isso, coloque-as no interior de um recipiente (cada uma em um prato fundo) contendo água (devem ser posicionadas com abertura voltada para cima sem ter contato com a água).
- Preencha a cova de ambas com a mesma quantidade de açúcar;
- Aguarde 24 horas.

Observação:
O experimento permite analisar o mecanismo de absorção de água.

Análise:
A cavidade da batata crua com açúcar terá adsorvido água durante esse tempo, enquanto que a batata cozida não.

Ao longo do experimento, a batata crua, constituída por células vivas, permanece absorvendo água e trocando nutrientes, enquanto que na batata cozida isto não aconteceu, pois as células não resistiram ao processo de cozimento, impedindo absorção de água.

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Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola

Biologia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

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