PUBLICIDADE
Ovos resistem a pressões externas? Essa pergunta aparece como um desafio à ciência, ovos são resistentes? Ao que tudo indica, não, pois possuem uma frágil casca que se quebra a qualquer movimento. Sendo assim, como pressionar ovos sem quebrá-los? Acompanhe nosso teste e aprenda a realizar essa interessante façanha.
Devido à praticidade do experimento, ele é muito indicado para demonstrações em sala de aula, de preferência durante o conteúdo “carbonatos”, uma vez que a casca de ovo é composta por carbonato de cálcio (CaCO3).
Material: para realizar o teste será preciso ovos frescos e um pouco de habilidade com as mãos.
Nota: O professor pode pedir aos alunos que tragam este material de suas casas.
Procedimentos
1. Pegue um ovo, segurando-o pelas laterais, e pressione.
2. Peque outro ovo, mas agora segure-o pelas extremidades (parte mais pontuda) e exerça pressão sobre ele.
Resultados esperados:
Com certeza vocês fizeram uma sujeirinha ao realizar o procedimento 1, e nem precisou colocar muita força para rachar nosso material de estudo. Tudo porque as laterais do ovo são pontos onde a casca é muito fina e fácil de danificar.
Mas o incrível ocorre ao proceder ao passo 2, quando se pressiona as extremidades do ovo e dificilmente a casca se racha.
Explicação
O formato do ovo funciona com um arco estrutural de uma construção civil, onde uma carga comprime a estrutura inteira. Da mesma forma, a estrutura de carbonato de cálcio (CaCO3) do ovo se torna resistente, protegendo seu interior. Se a compressão do ovo for feita nas extremidades de seu comprimento, ele não rachará.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola