Whatsapp

Ovos saltitantes

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Como fazer ovos saltarem?

É possível fazer ovos saltarem, parece inviável considerando a sensibilidade de tal. O que acontece com o ovo comum ao ser solto a certa altura? Obviamente ele irá se quebrar, sua casca é muito sensível a choques.

Esta prática proporciona um enriquecimento do conteúdo “Osmose”. O professor deve direcionar a turma para o fato de que os ovos possuem uma membrana semipermeável que permite a absorção de soluções. O experimento a seguir prova que é possível fazer ovos saltarem submetendo-os a um processo osmótico.

Material

Vinagre
1 ovo cozido com casca
Recipiente transparente de 300 mL

Procedimentos

Encha o recipiente com vinagre até 2/3 de seu volume. Em seguida, coloque o ovo imerso e deixe por três dias em repouso. Ao final desse tempo será possível notar mudanças na aparência do ovo: o ovo estará sem casca, e partes dela poderão ser vistas flutuando sobre o vinagre.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Então ovo deixa de ser ovular? Não, o que o mantém em sua forma original é uma fina membrana que o envolve e não se dissolve no vinagre. A casca do ovo é composta de carbonato de cálcio e quando ela reage quimicamente com o vinagre se torna mais elástica.

E não é só visualmente que o ovo passa por alterações, note também as mudanças nos aspectos físicos: solte o ovo sobre uma superfície lisa e veja como ele salta. A membrana elástica que o recobre torna o ovo saltitante.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola   

Veja mais! Ovos flutuantes
Ovos resistentes

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola
 

Artigos Relacionados
Veja um experimento em que se reage o carbonato das cascas dos ovos e o ácido acético do vinagre para demonstrar o conteúdo de condições para a ocorrências de reações.
Aprenda a realizar o experimento “Jardim de silicatos”, tornando a aula sobre osmose muito mais interessante e intrigante.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola