A aplicação de atividades lúdicas em sala de aula pode ser uma ferramenta poderosa para despertar o interesse dos alunos, motivá-los a participar das aulas, usar o raciocínio lógico, além de tornar o aprendizado mais divertido.
Entre essas atividades, as palavras cruzadas têm ganhado bastante espaço, pois também propõem um desafio ao aluno, o que o leva a usar sua memória, recordando conceitos estudados em sala de aula. Quando o aluno consegue vencer esse desafio, ele sente uma satisfação que o leva a ter mais prazer no desenvolvimento do conhecimento.
Além disso, as palavras cruzadas também ajudam a desenvolver habilidades no aluno, pois ele terá que ir atrás das informações através da consulta a livros ou utilizando outras ferramentas de ensino. Por exemplo, palavras cruzadas que envolvem o conteúdo da Tabela Periódica farão com que os alunos tenham que consultá-la para descobrirem a resposta que preenche as lacunas da palavra cruzada. Desse modo, ele tira dúvidas e prepara-se para consultar em ocasiões posteriores, como em testes.
Afinal de contas, o objetivo principal não é a diversão, mas sim o ensino significativo. Por isso, o professor precisa se preparar bem, ter os objetivos corretos em mente e conduzir a turma na realização dessa atividade lúdica para que haja equilíbrio entre diversão e aprendizagem.
As palavras cruzadas têm a vantagem de poderem ser usadas para abordar os mais diversos conteúdos, principalmente aqueles que envolvem conceitos teóricos e aspectos históricos. O professor tem a opção de realizar essa atividade no papel impresso ou usando o computador, caso a sua escola tenha uma sala com equipamentos disponíveis para todos os alunos. Podem ser usadas como atividade em sala de aula ou como forma de avaliação. Fica também a cargo do professor escolher se será uma atividade individual ou em grupo. Se decidir fazer em grupos, é importante que não sejam muito grandes, o melhor é não passar de três alunos. Além disso, é importante também mesclar os alunos que têm maior dificuldade no conteúdo com os que têm maior facilidade de assimilação.
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Temos abaixo um exemplo de palavras cruzadas que pode ser usado para fixar o conteúdo de Ligações Químicas:
Horizontal:
2- Ligação caracterizada pelo compartilhamento de elétrons.
Resposta: Covalente.
3- Teoria criada para explicar por que um grande número de átomos adquire estabilidade ao obter a configuração eletrônica de gás nobre.
Resposta: Regra do Octeto.
5- Únicos elementos que não precisam realizar ligações químicas para ficarem estáveis.
Resposta: Gases Nobres.
10 – Unidades isoladas de grandeza limitada formadas por ligações covalentes.
Resposta: Moléculas.
12- Fórmula em que cada par de elétrons compartilhado é representado por um traço.
Resposta: Estrutural.
Vertical:
1- Atração de elétrons em uma ligação.
Resposta: Eletronegatividade.
4- Indica a quantidade de ligações que o átomo de determinado elemento deve realizar para ficar estável.
Resposta: Valência.
6- Elementos que possuem a tendência de perder um elétron ao realizar ligações iônicas.
Resposta: Metais alcalinos.
7- Ligação caracterizada pela transferência definitiva de elétrons.
Resposta: Iônica.
8- Ligação em que um aglomerado de átomos nêutrons e cátions mantém-se unido por elétrons livres.
Resposta: Metálica.
9- Propriedade de elemento que forma duas ou mais substâncias simples.
Resposta: Alotropia.
11- Fórmula que mostra, além dos elementos e dos números de átomos envolvidos, os elétrons da camada de valência e a formação de pares eletrônicos.
Resposta: Eletrônica.
13- Mistura de dois ou mais metais.
Resposta: Liga.