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Palavras cruzadas no ensino de Química

O uso de palavras cruzadas de Química pode ser um grande aliado dos professores para tornar o ensino em sala de aula mais interessante e produtivo.
Uma aula que use palavras cruzadas deve ser bem pensada e planejada
Uma aula que use palavras cruzadas deve ser bem pensada e planejada
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A aplicação de atividades lúdicas em sala de aula pode ser uma ferramenta poderosa para despertar o interesse dos alunos, motivá-los a participar das aulas, usar o raciocínio lógico, além de tornar o aprendizado mais divertido.

Entre essas atividades, as palavras cruzadas têm ganhado bastante espaço, pois também propõem um desafio ao aluno, o que o leva a usar sua memória, recordando conceitos estudados em sala de aula. Quando o aluno consegue vencer esse desafio, ele sente uma satisfação que o leva a ter mais prazer no desenvolvimento do conhecimento.

Além disso, as palavras cruzadas também ajudam a desenvolver habilidades no aluno, pois ele terá que ir atrás das informações através da consulta a livros ou utilizando outras ferramentas de ensino. Por exemplo, palavras cruzadas que envolvem o conteúdo da Tabela Periódica farão com que os alunos tenham que consultá-la para descobrirem a resposta que preenche as lacunas da palavra cruzada. Desse modo, ele tira dúvidas e prepara-se para consultar em ocasiões posteriores, como em testes.

Afinal de contas, o objetivo principal não é a diversão, mas sim o ensino significativo. Por isso, o professor precisa se preparar bem, ter os objetivos corretos em mente e conduzir a turma na realização dessa atividade lúdica para que haja equilíbrio entre diversão e aprendizagem.

As palavras cruzadas no ensino de Química são uma ferramenta importante no exercício do raciocínio, memória e desenvolvimento de habilidades
As palavras cruzadas no ensino de Química são uma ferramenta importante no exercício do raciocínio, memória e desenvolvimento de habilidades

As palavras cruzadas têm a vantagem de poderem ser usadas para abordar os mais diversos conteúdos, principalmente aqueles que envolvem conceitos teóricos e aspectos históricos. O professor tem a opção de realizar essa atividade no papel impresso ou usando o computador, caso a sua escola tenha uma sala com equipamentos disponíveis para todos os alunos. Podem ser usadas como atividade em sala de aula ou como forma de avaliação. Fica também a cargo do professor escolher se será uma atividade individual ou em grupo. Se decidir fazer em grupos, é importante que não sejam muito grandes, o melhor é não passar de três alunos. Além disso, é importante também mesclar os alunos que têm maior dificuldade no conteúdo com os que têm maior facilidade de assimilação.

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Temos abaixo um exemplo de palavras cruzadas que pode ser usado para fixar o conteúdo de Ligações Químicas:

Horizontal:

2- Ligação caracterizada pelo compartilhamento de elétrons.
Resposta: Covalente.

3- Teoria criada para explicar por que um grande número de átomos adquire estabilidade ao obter a configuração eletrônica de gás nobre.
Resposta: Regra do Octeto.

5- Únicos elementos que não precisam realizar ligações químicas para ficarem estáveis.
Resposta: Gases Nobres.

10 – Unidades isoladas de grandeza limitada formadas por ligações covalentes.
Resposta: Moléculas.

12- Fórmula em que cada par de elétrons compartilhado é representado por um traço.
Resposta: Estrutural.

Vertical:

1- Atração de elétrons em uma ligação.
Resposta: Eletronegatividade.

4- Indica a quantidade de ligações que o átomo de determinado elemento deve realizar para ficar estável.
Resposta: Valência.

6- Elementos que possuem a tendência de perder um elétron ao realizar ligações iônicas.
Resposta: Metais alcalinos.

7- Ligação caracterizada pela transferência definitiva de elétrons.
Resposta: Iônica.

8- Ligação em que um aglomerado de átomos nêutrons e cátions mantém-se unido por elétrons livres.
Resposta: Metálica.

9- Propriedade de elemento que forma duas ou mais substâncias simples.
Resposta: Alotropia.

11- Fórmula que mostra, além dos elementos e dos números de átomos envolvidos, os elétrons da camada de valência e a formação de pares eletrônicos.
Resposta: Eletrônica.

13- Mistura de dois ou mais metais.
Resposta: Liga.

Exemplo de palavras cruzadas sobre ligações químicas que pode ser aplicada em sala de aula
Exemplo de palavras cruzadas sobre ligações químicas que pode ser aplicada em sala de aula

 


Por Jennifer Fogaça
​Graduada em Química